The Big Ones

A Netflix vai reforçar planos com anúncios

A Netflix está a reforçar a aposta nos planos com anúncios, que continuam a ganhar popularidade entre os subscritores. De acordo com a empresa, desde maio de 2024, o número de utilizadores destes planos cresceu de 40 para 94 milhões, impulsionado por uma mensalidade mais baixa em troca da visualização de publicidade durante os conteúdos.

Com este crescimento, a empresa prepara-se para introduzir novas formas de publicidade até 2026. Entre as opções em estudo estão anúncios durante pausas e formatos interativos que surgem enquanto os conteúdos são reproduzidos. Estas experiências já foram testadas e podem vir a tornar-se permanentes nos próximos anos.

A Netflix desenvolveu uma plataforma própria para testar estes novos formatos e quer levá-la a todos os 12 mercados onde já oferece planos com publicidade. Segundo Amy Reinhard, responsável pela área de anúncios, a estrutura está montada e a evolução deste modelo será acelerada a partir de agora.

O TikTok lança funcionalidade de meditação para todos os utilizadores

O TikTok lançou uma nova funcionalidade de meditação para ajudar os utilizadores a dormir melhor e a fazer pausas no uso da app durante a noite. A função, testada inicialmente com adolescentes, passa agora a estar disponível para todos. O objetivo é combater o hábito de navegação interminável à noite e promover hábitos de sono mais saudáveis.

Nos utilizadores com menos de 18 anos, a meditação vai ser ativada por defeito. Sempre que usarem a app depois das 22h, o feed vai ser interrompido por um exercício com música suave, respiração orientada e um ecrã com imagem relaxante. Caso ignorem, recebem um novo aviso em ecrã inteiro a incentivá-los a descansar.

Os adultos também podem ativar esta funcionalidade nas definições de tempo de ecrã, escolhendo a hora a que preferem receber o lembrete noturno.

A Apple faz parceria para controlar iPhone apenas com pensamento

A Apple está a expandir as suas opções de acessibilidade com uma nova funcionalidade que permite controlar dispositivos como iPhones, iPads e o Vision Pro apenas com o pensamento. Isto vai ser possível graças a uma parceria com a Synchron, empresa especializada em interfaces cérebro-computador (BCI). O objetivo é ajudar pessoas com mobilidade reduzida a interagir com a tecnologia de forma mais intuitiva.

A solução da Synchron baseia-se no Stentrode, um sistema que é inserido de forma não invasiva através das veias, permitindo monitorizar os sinais cerebrais. Quando o sistema deteta um sinal, envia-o para um processador sem fios, que interpreta e converte esses sinais em comandos para o dispositivo, como o iPhone.

Os primeiros testes, feitos com o Vision Pro, mostraram bons resultados, com utilizadores a controlar jogos e aplicações com o pensamento.

A parceria foi oficialmente anunciada pela Synchron, que pretende expandir os testes clínicos a mais pacientes ainda este ano.


Nuno Ribeiro

Managing Partner da agência de inovação Instinct. Foi Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL (2012 a 2022), diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.

Recent Posts

Robot Phone: o telemóvel inteligente que se “move” sozinho

O Robot Phone é um conceito de smartphone desenvolvido pela tecnológica chinesa Honor. O dispositivo,…

7 horas ago

Google Play reforça jogos e funcionalidades

Ainda nesta edição: WhatsApp lança contas controladas por pais | Ford lança AI para frotas…

1 dia ago

Guardião, uma app portuguesa que reduz riscos de burlas telefónicas

A Guardião é uma aplicação portuguesa criada para combater as burlas telefónicas. Desenvolvida pela engenheira…

2 dias ago

Canal+ aposta em AI da Google e OpenAI

Ainda nesta edição: Meta fecha acordo com News Corp | Nuro testa carros autónomos em…

3 dias ago

Project Hail Mary: E se uma missão quase impossível for a única salvação da humanidade?

Neste We Love, trazemos-lhe uma história sobre ciência, sobrevivência e uma aposta…daquelas que só se…

5 dias ago