5 tendências para os próximos cinco anos

Em resposta à pergunta do Meios & Publicidade:
Quais as cinco tendências que vão marcar o meio on line nos próximos cinco anos?

  • Audiência do Meio OnLine

O número de utilizadores continuará a crescer e será impulsionada por três factores: a massificação do acesso em banda larga, o crescimento da geração de “nativos digitais” e a cada vez melhor usabilidade das aplicações e sites vão sustentar o crescimento da população com acesso à Rede em múltiplas plataformas (web, Mobile, Consolas, Netbooks, TabletPC´s, etc.) e o aumento do tempo médio despendido no consumo de conteúdos e serviços Online.

  • Consumo Online através dos Telemóveis

Os novos modelos de “telemóveis”, estão optimizados para consumo, criação e publicação de conteúdos Online.
O tráfego web gerado e conteúdos criados a partir dos “telemóveis” vai crescer substancialmente nos próximos anos.

  • Amadurecimento da Web 2.0 / Redes Sociais

É visível o crescimento sustentado de audiência das redes sociais.
E tal como aconteceu nos media tradicionais, as Redes Sociais vão especializar-se.
Vão surgir novas Redes Sociais segmentadas por temas (e grupos dentro das redes sociais “generalistas”) – recuperando o conceito inicial da web 1.0 de Comunidades Virtuais em torno de conteúdos, comportamentos, celebridades, etc.

  • Cloud Computing (Computação na “Nuvem”/Web)

Do ponto de vista das organizações, há tendência para ter os seus data centers fora de “portas”, para se forcarem nos negócios e minimizarem custos em tecnologia. As resistências relativas à segurança, confidencialidade e fiabilidade desaparecerão ao longo do tempo e os ganhos de produtividade serão um argumento forte.

Para os indivíduos, o facto de poderem aceder a aplicações (ferramentas de trabalho, comunicação e entretenimento) e documentos de trabalho ou pessoais a partir de qualquer dispositivo (PC, telemóvel, etc.), passará a ser um serviço “vital” e “natural” de trabalhar, ouvir música, ver e partilhar fotos, vídeos, etc.

Ao nível dos dispositivos o “Cloud Computing”, provocará também alterações substanciais pois passarão a necessitar de menos capacidade de processamento e armazenamento (que são realizados pela “nuvem”), passaremos a ter dispositivos mais “básicos” e muito mais baratos.

  • Publicidade / Marketing On Line

A quota de mercado alocada à publicidade e marketing Online vai crescer fortemente nos próximos anos. O primeiro motivo deste crescimento tem a ver com o primeiro ponto referido, “factor humano”, o crescimento da audiência e tempo de permanência dos utilizadores vai aumentar e levará como temos vindo a assistir a um maior investimento das marcas nos meios on line.

Mas, nos próximos anos assistiremos a uma maior preocupação com a segmentação das campanhas, mais cuidado com os targets, reputação e confiança dos meios onde são colocadas as campanhas de publicidade.

A segmentação em função do tipo de conteúdo/afinidade e comportamento (“behavioral targeting”), serão as principais variáveis no planeamento de campanhas.

Os formatos mais ricos (“Rich Media), conteúdos patrocinados e publicidade em jogos (“InGame Advertising”) serão os formatos que mais vão crescer, porque a preocupação com a notoriedade e confiança das marcas vai aumentar e estes  são formatos onde está provado o reforço da notoriedade e confiança nas marcas que as utilizam.
O Search Marketing continuará a ser uma ferramenta importante no marketing mix Online, mas verá o seu peso diminuído face ao “display”.

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Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
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