A Apple tem dominado as atenções nos últimos meses e dias, Steve Jobs prometeu que este seria um grande ano com muitos produtos fantásticos. E de facto está a ser uma grande ano para a Apple, o sucesso do iPad, iPhone 4, iAd, iOS 4, as importantes aquisições da: Quattro Wireless (mobile), Lala, Siri, P.A. Semi e esta semana a Poly9.
A capitalização bolsista da Apple ultrapassou (a 26 de Maio), a Microsoft, passando a ocupar o primeiro lugar como empresa tecnológica e segunda maior empresa Norte Americana (atrás da Exon Mobil).
A Apple conseguiu mudar a forma de utilizarmos a tecnologia, com produtos e serviços únicos de qualidade acima da média.
Steve Jobs já tem lugar garantido na História da Tecnologia (com a Apple e Next), dos Media e Entretenimento com a Pixar (agora do universo Disney) e da Gestão (a Harvard Business Review considerou-o o melhor CEO).
Steve Jobs mais do que perceber de tecnologia entendeu os consumidores. É conhecido pelo seu carisma, mas também por ser “pouco democrata” (a outra versão é que não tem paciência para ouvir disparates) o que motivou o seu afastamento da Apple em 1985. Regressou em 1997 e salvou a Apple da falência e transformando-a na maior empresa de tecnologia do mundo.
A saída de Steve Jobs da Apple em 1985 foi provocada por incompatibilidades e maus relacionamentos com o o CEO John Sculley e com Steve Wozniak(co-Fundador da Apple).
Steve Jobs e Steve Wozniak ficaram anos sem se falar(1).
A polémica por causa do problema com a antena do iPhone 4 provocou na Apple uma verdadeira tempestade. A definição correcta foi dada por Dave Winer (“pai dos blogs e RSS”): “Apple numa Tempestade de Merda“
A Apple convocou na quarta-feira uma conferência de imprensa para hoje (sexta), e tudo indica que o tema será o problema da antena do iPhone 4.
Mas, ontem vieram a público notícias que mostram que a relação entre Steve Jobs e Steve Wozniak está equivalente ao que estava em 1984-85 (ou seja, péssima).
Aparentemente há “jogos de bastidores” com o objectivo de fragilizar internamente Steve Jobs.
Por todos os motivos, tentar afastar ou fragilizar Steve Jobs neste momento é o maior dos disparates. Acho, que nem sequer é uma possibilidade, mas muitas vezes nestes momentos alguns “Egos” perdem a lucidez… e se calhar, acham que isso é possível… deviam seguir o slogan da Apple – Think Different.
Hoje, Steve Jobs (tudo indica que será ele que estará) na conferência de imprensa explicará o problema da antena e apresentará uma solução.
E terá uma resposta muito equivalente ao que disse na entrevista da conferência D8-All Things Digital:
Não vamos perder os nossos valores. Hoje, temos os mesmos valores que tínhamos no início: Construir os melhores produtos do Mundo.
No dia 20, a Apple vai divulgar os resultados do segundo trimestre e vai como habitualmente ultrapassar as expectativas.
Fonte: iCon – Steve Jobs – O Maior Renascimento da História da Gestão
Segundo Capítulo: Apple: Depois da “Tempestade”…
Outros Relacionados:
iPad o dispositivo móvel com maior taxa de crescimento
iPhone 4: 7 pré-reservas por segundo
Não me parece que vá acontecer mas o tempo o dirá. Ouvi atentamente a explicação e conferência de imprensa de Steve Jobs (http://www.apple.com/apple-events/wwdc-2010/), e retiro o seguinte:
– As empresa podem errar, a Apple pode errar, ninguém é perfeito.
– Parece-me uma solução eficaz, quem não estiver contente pode devolver o equipamento, ou levantar a dita “borracha” de protecção.
– Achei brilhante a demonstração que os Smartphones têm erros, demonstrando que outros equipamentos também padecem do mesmo mal
– O compromisso de que no futuro irão tentar resolver o problema, como sempre o fizeram.
Já agora depois de ver o vídeo fui olhar para o Smartphone que tenho (HTC Touch Pro), surpresas das surpresas, o meu acontece-lhe o mesmo se o deixo de pegar tem a rede no máximo, se pego nele diminui imediatamente. A HTC não fez conferências de imprensa para tentar resolver este problema, nem ouve tanta polémica com outros aparelhos ou marcas. É porque é Apple e está bem feito, e normalmente tenta-se apontar sempre defeitos ás coisas perfeitas, ou neste caso quase perfeitas.
Aconteça o que acontecer os produtos Apple para além de todo o glamour inerente têm uma qualidade ímpar… quantos de nós não gostamos ou gostaríamos de ter um iMac, um Mac Book Air, um iPhone, um iPad, Apple TV e tudo o mais que aí vem… portanto isto será mais uma tentativa frustrada de denegrir a imagem do S. Jobs e da Apple e mais uma vez sem sucesso.