Apple: Apresentação da nova Apple TV, novo iPad Mini e novos iPod Touch a 7 de Setembro

Nos últimos dias os rumores sobre os próximos lançamentos da Apple têm aumentado, e a cotação das acções  (NASDAQ:AAPL), desceram cerca de 5,19% nos últimos 6 dias. Ontem, depois de ter iniciado a sessão a descer para os 238,45 dólares (o valor mais baixo desde Abril) , recuperaram à medida que foi ganhando credibilidade que no dia 7 de Setembro a Apple irá apresentar novos produtos.
Steve Jobs prometeu quando apresentou iPad em Janeiro, que este seria um ano com muitos produtos, e até agora já lançou: Ipad, iPhone 4, novos Mac e Magic Trackpad.
No software, a actualização do sistema operativo iOS e um novo serviço que marca a entrada no mercado da publicidade com o iAd (que estou certo não será apenas para a área mobile…).

O que motivou a recente descida da cotação da Apple?
1) A rápida valorização que o título levou muitos investidores e especuladores a venderem com o objectivo de realizarem mais-valias de curto prazo.

2) Receio das expectativas sobre a performance dos resultados futuros da Apple
– O aumento da concorrência nos equipamentos de telemóveis com muitos fabricantes a adoptarem o sistema operativo Android.
– O expectável aumento de novos equipamentos tablet para concorrer com o iPad (como é o caso dos anunciados Blackberry Tablet e do Samsung Galaxy Tab).
– A anunciada entrada do Google no software de set-top box TV com a Google TV para concorrer com a Apple TV

O que vai ser anunciado no dia 7 de Setembro?
Apple TV (que pode ser re-baptizada para iTV)

Na conferência D8 do Wall Strett Jounal no dia 1 de Junho, quando questionado sobre a Apple TV e o mercado TV, Steve Jobs tentou despistar e assustar a concorrência

Is it time to throw out the interface for TV? Does television need a new human interface.

Steve Jobs: The problem with innovation in the TV industry is the go-to-market strategy. The TV industry has a subsidized model that gives everyone a set top box for free. So no one wants to buy a box. Ask TiVo, ask Roku, ask us… ask Google in a few months. The television industry fundamentally has a subsidized business model that gives everyone a set-top box, and that pretty much undermines innovation in the sector. The only way this is going to change is if you start from scratch, tear up the box, redesign and get it to the consumer in a way that they want to buy it. But right now, there’s no way to do that….The TV is going to lose until there’s a viable go-to-market strategy. That’s the fundamental problem with the industry. It’s not a problem with the technology, it’s a problem with the go-to-market strategy….I’m sure smarter people than us will figure this out, but that’s why we say Apple TV is a hobby.
D8 – All Things Digital

Em Fevereiro Tim Cook – COO da Apple, na conferência da Goldman Sachs sobre tecnologia disse:

“We’re continuing to invest in it because our gut tells us there’s something there”
(…)
We Have No Interest In Being In The TV Market (…)

Apesar de Tim Cook ter timidamente dito que estavam a investir na área de TV, disse o que Steve Jobs repetiu em Junho que não estão interessados no (difícil) mercado de TV. A expectativa é que a Apple vá novamente colocar-nos a “Pensar Diferente” em relação à TV.
Já ninguém tem dúvidas que a convergência de telecomunicações, tecnologia  e conteúdos atingirá o nirvana com a IPTV e a “Over the Top TV” (que está a deixar “assustados” os operadores de TV por cabo e operadores de TV… este tema fica para outro post 🙂 ).

“Prognósticos antes do jogo”:

Quais as novidades da nova AppleTV (iTV)?
– Passará a ter Apps (e publicidade nas Apps – através da plataforma iAd), e desta forma a Apple entra com publicidade no ecrã de TV.
FaceTime (video chamada entre utilizadores da AppleTV, iPhone 4 o novo iPod Touch e talvez iMac).
O preço da nova Apple TV deverá ser de cerca de 99 dólares.

A estratégia, aqui passará pelo reforço de conteúdos com os principais produtores de conteúdos video.

iPad Mini
– Será um iPad com 7 polegadas (mais pequeno e mais leve), e talvez já traga câmara (que permitirá fotografar, filmar e fazer video chamadas).

iPod Touch
– Será basicamente um iPhone 4 (mais estreito), sem a possibilidade de fazer chamadas telefónicas.

É também expectável, que Steve Jobs apresente novidades também nos serviços do iTunes e MobileMe, que serão plataformas centrais no melhor ecossistema entre dispositivos (hardware) e serviços criado até hoje.

Voltando ao impacto nos resultados e respectiva valorização das acções da Apple.
É expectável que este seja novamente o melhor resultado de sempre da Apple, ultrapassando o trimestre passado.
O objectivo traçado pela Apple para este trimestre é gerar receitas de 18 mil milhões de dólares, mas é muito possível que possa chegar aos 20 mil milhões.
Para além destes números, a Apple que é hoje a maior empresa de tecnologia (e segunda maior empresa cotada em bolsa), tem uma estratégia única e exemplar que aliadas a uma excelente capacidade de operação e uma imagem de marca muito forte conseguiu criar o que Warren Buffet definiu como “Monopólio de Consumidores” e “Portagem na Ponte” (com o iTunes e por isso é central na sua estratégia).

Tagged with: