A App Store (iTunes) da Apple, já tem mais de 225 mil aplicações disponíveis e mais de 5 mil milhões de downloads feitos.
O crescimento do sistema operativo Android nos telemóveis (e em breve, noutros equipamentos como Tablets e Google TV), muitas empresas de desenvolvimento passaram também a disponibilizar aplicações no Android Market. Hoje, o Android Market já conta com cerca de 100 mil aplicações (com um crescimento de 10 mil aplicações mensais).
No entanto, o perfil (e respectivo “mind set”) dos utilizadores dos equipamentos e programadores de aplicações para Android e Apple , são muito distintos.
O que se traduz em realidades diferentes entre aplicações grátis e pagas em cada uma das lojas.
Are iPhone owners more willing to pay for applications than Android owners? Or are Android developers just more interested in giving away their apps?
Something’s going on with these two app markets which have completely different make ups, according to Royal Pingdom. Pingdom surveyed the App Store and the Android Market and discovered that only 30% of the apps in Apple’s store are free, while 65% of the apps in the Android Market are free.
Why the disparity? Pingdom speculates that maybe more Google developers are just hobbyists or tinkers who can get their app in store because they don’t have to deal with Apple’s gate keepers. Another important factor, Google only supports paid apps in 13 countries.
It’s also much easier to install pirated software on Android phones than it is Apple phones. So perhaps this pushes down sales.
Maybe it’s just cultural? Google gives away Android. Apple does not.
Fonte: Business Insider
João,
A Apple e o Google estão com estratégias diferentes em vários mercados. É interessante daqui por algum tempo fazermos a avaliação dos resultados de ambos, teremos certamente doisa bons case studys.
No entanto, acho que a Apple está com uma estratégia mais coerente e que terá maior rentabilidade a médio prazo.
Ontem, com o anunciado iTunes 10 – Ping, estou certo que será mais uma área onde a Apple se vai destacar do Google com uma rede social temática e com uma gigantesca capacidade de gerar receitas.
Aguardemos pelo projecto de rede social do Google, para ver como é que o Google vai entrar nesta área (onde já tem o Orkut – http://www.orkut.com/
De facto esta diferença no rácio free/payed é bastante interessante.
No entanto, um outro número que me salta à vista é o total de aplicações (Iphone 225 mil – Android 100 mil). Nesta imensidão de aplicações, como é que o utilizador vai diferenciar as que realmente têm interesse da grande maioria que nao tem qq valor?
Utilizo Android e penso que o Market é bastante limitado neste aspecto, possibilitanto apenas pesquisa global, navegação nalgumas categorias básicas e rating (0 a 5 estrelas mas que nem dá para ordenar por aplicações com mais estrelas).
Este poderá ser mais um factor decisivo na diferenciação entre Iphone e Android.