Apple: Steve Jobs apresenta iPad 2 [video]

A imagem de calendário já revelava o que se esperava do evento da Apple de hoje.

Pouco mais de um ano depois do lançamento da primeira versão do iPad (e três meses depois de ser lançado em Portugal), a Apple apresentou hoje o iPad 2.
A maior surpresa do evento, não foi o iPad 2, mas sim Steve Jobs. Que depois da sua baixa por motivos de saúde apareceu pela primeira vez em público, e que colocam fim ao rumor que surgiu no jornal National Enquirer que estaria com apenas seis semanas de vida.

O mercado reagiu de imediato e no momento que Steve Jobs pisou o palco, as acções da Apple subiram instantaneamente mais 2 dólares (fecharam a sessão a cotar nos 352,12 dólares).

Steve Jobs mostrou-se em forma, como habitualmente provocou e arrasou os principais concorrentes e mostrou números: 100 milhões de ebooks descarregados da iBookStore, 200 milhões de contas (utilizadores registados com Apple ID – com acesso ao iTunes, App Store e iBooks), 2 mil milhões de dólares pagos a programadores e editores como receitas das suas aplicações, 100 milhões de iPhones vendidos e estava dado o mote para apresentar o terceiro grande sucesso de vendas da Apple (depois do iPod e do iPhone): o iPad 🙂

As novidades do iPad 2 são as seguintes:

– Duas cores (preto e branco)
– Processador A5 (dual core): CPU duas vezes mais rápido e processamento gráfico nove vezes mais rápido
– Duas câmeras (permitindo agora videochamadas FaceTime)
– Mais fino ( – 33% )
– Mais leve ( – 13%)
– Saída para conector de video HD (HDMI)
– Encaixe para capa de encaixe magnético (que permite ligar e desligar), com dez cores disponíveis

E a boa notícia, os preços mantêm-se 🙂

A data de lançamento nos Estados Unidos será a 11 de Março e em Portugal (e outros 25 países), a 25 de Março. O que demostra a grande capacidade de resposta na produção e distribuição da equipa de operações dirigida por Tim Cook (COO).

Para além do iPad 2 foram ainda apresentados o novo iOS 4.3 (sistema operativo para iPhone, iPad e iPod Touch) e as aplicações iMovie e Garage Band para iPad que estarão disponíveis também a partir do dia 11 de Março.

Outro destaque, que considero importante na apresentação de Steve Jobs foi o enquadramento final sobre o ADN da Apple:

It’s in Apple’s DNA that technology is not enough. It’s tech married with the liberal arts and the humanities

Relacionados:
Paixão: O sumo da Maçã invencível

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.