Twitter: A saída de Dick Costolo

Dick-Twitter-TShirtAo longo dos últimos cinco anos Dick Costolo, liderou o Twitter com importantes resultados para a audiência, desenvolvimento, aquisições (Vine, Snappy TV, Tap Commerce, Periscope,…), entrada em bolsa e valorização (de 3 mil milhões de dólares em 2010, para 23 mil milhões de dólares ao dia de hoje). Mas, vestir a camisola e os resultados do passado nem sempre são valorizados no presente, seja por questões de ego, gestão, lobby ou política.

Nem Dick Costolo, nem o Twitter explicaram os reais motivos da saída do CEO. Mas, certamente terá sido motivado por divergências na estratégia de curto e médio prazo entre Costolo e os acionistas.
O rumor de que o Twitter pode estar a ser avaliado para uma possível aquisição pode ter provocado nos acionistas alteração na estratégia, mais focada em resultados de curto prazo com o objetivo de valorizar a venda com a qual Dick Costolo não esteja alinhado.
Jack Dorsey, co-fundador do Twitter regressa para ocupar o lugar de CEO interino que será temporário, pois Jack Dorsey é atualmente CEO do Square e membro do board da Disney.

Comentário na Edição das 12 do Económico TV:
– Apple: Principais destaques da conferência da WWDC 2015
– Twitter: Saída de Dick Costolo
– Alibaba: Prepara plataforma de Videostreaming

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.