Skip links

Como é que os túneis de Elon Musk podem impactar o futuro da mobilidade autónoma?

  • The Boring Co. é a mais recente empresa de Elon Musk. Dedica-se à construção de túneis para melhorar o trânsito nas cidades.

I’m just trying to think about the future and not be sad! – Elon Musk

Empreendedores visionários como Elon Musk trabalham para mudar o futuro.
Depois de desenvolver tecnologia e produção de carros autoguiados na TESLA, o plano de Elon Musk para revolucionar a indústria dos transportes visa também ‘disromper’ a infraestrutura. A The Boring Company, pretende criar túneis para melhorar o trânsito nas cidades.

Como é que os túneis da The Boring Company podem impactar o futuro da mobilidade autónoma?

  •  Os carros autoguiados vão exigir grandes mudanças na infraestrutura existente, pelo que pode fazer mais sentido uma reconstrução do que uma requalificação. Estes veículos comunicarão entre si e com a infraestrutura das cidades de forma a maximizar a eficiência e, por isso, as cidades terão de construir redes de comunicação para facilitar esse desenvolvimento. Criar redes de túneis adaptadas a veículos autónomos pode ser uma solução mais viável e eficiente a longo prazo.
  • O plano de Musk pode reduzir significativamente a duração das deslocações, permitindo fazer em 5 minutos – e a perto de 200 km/h – uma viagem que, normalmente, leva entre 30 a 60 minutos no centro das cidades. Contudo, o projeto tem um elevado nível de complexidade: o túnel Big Dig de Boston, por exemplo, ultrapassou em 900% o budget e demorou o dobro do tempo previsto.

É possível que Elon Musk esteja a antever um sistema de transporte, ligado ao serviço de ridesharing que a Tesla planeia oferecer, para completar os últimos quilómetros de deslocações.

Vale a pena ver o talk de Elon Musk, no TED, onde fala sobre o novo projeto de túneis da The Boring Company em Los Angeles, as mais recentes novidades da Tesla e SpaceX e a sua motivação para construir o futuro: