Altice e Orange criam bancos online

  • Altice e Orange preparam-se para lançar bancos online.
  • O conhecimento sobre os utilizadores e a criação de novos serviços são vantagens competitivas para estes players.

As operadoras de telecomunicações estão a ter a coragem de explorar novas áreas de negócio, entrando agora no setor financeiro. Duas gigantes preparam-se para lançar bancos 100% online com particular foco na boa experiência mobile.

A Orange já anunciou o lançamento do Orange Bank, em França, reforçando a sua presença no setor financeiro depois de já ter adquirido, no ano passado, 65% do Groupama Banque. Por sua vez, a Altice (detentora da Meo e que se prepara para adquirir a Media Capital) vai entrar nos mercados onde opera, incluíndo Portugal, com diferentes serviços financeiros e com grande probabilidade de estender a sua oferta da banca aos seguros.

A entrada da Orange e da Altice na área financeira revela que as operadoras de telecomunicações estão a alargar as áreas de negócio onde operam, para além das áreas de publicidade e conteúdos. Estes players perceberam que as barreiras à entrada do setor financeiro são cada vez menores e que podem acrescentar valor ao oferecer serviços mobile. O smartphone é um dispositivo central na vida dos utilizadores e é um ponto de contacto importante com os seus atuais clientes de serviços de telecomunicações.

Como vantagem competitiva têm os dados e conhecimento sobre os consumidores, pelo que podem criar novos produtos e serviços competitivos nesta área e posicionar-se como concorrentes de players tradicionais e de startups fintech, como a N26. O foco na melhor experiência dos utilizadores, em particular no mobile, será um fator relevante e diferenciador na escolha dos utilizadores entre os diferentes players.