KFC implementa “pagamento com sorriso”

  • KFC implementou um sistema que permite efetuar pagamentos ao sorrir para uma câmara.
  • As cadeias de fast-food estão a colocar o cliente no centro da experiência.

As cadeias de fast-food estão a colocar a experiência do cliente no centro das suas estratégias, integrando tecnologias digitais para melhorar a conveniência do serviço e recolher dados relevantes sobre o cliente.

Este é o caso da KFC que tem vindo a integrar inteligência artificial para criar uma experiência única. O “Smile to Pay” é o mais recente conceito implementado e permite efetuar pagamentos ao sorrir para a câmara dos quiosques digitais instalados num dos seus restaurantes na China.

Para utilizarem esta opção de pagamento, os clientes podem fazer os pedidos nestes quiosques ou fazer o scan de um QR code, através do smartphone, e o staff procede à entrega da refeição na mesa.

Por trás desta tecnologia está a Ant Financial, uma subsidiária da gigante de e-commerce chinesa Alibaba. A KFC foi a escolhida para testar o conceito por ser uma subsidiária da Yum China, um dos grandes investimentos da Alibaba.

A cadeia de fast-food tem vindo a implementar também a tecnologia de reconhecimento facial da Baidu, a “Google” chinesa, para fazer recomendações de refeições aos clientes, com base em factores como a idade, género e estado de espírito.

Porque é que a integração deste tipo de tecnologia é relevante para as marcas? Esta é uma forma de aumentar a quantidade de dados recolhidos sobre cada consumidor, o que permite uma hiper-customização da oferta e da experiência, e de potenciar uma ligação a longo-prazo do consumidor à marca.