Alibaba adquiriu a Ele.me

Ele.me
  • A Alibaba adquiriu a empresa de entrega de refeições Ele.me.
  • Com esta aquisição torna-se líder neste mercado.

 

A empresa de e-commerce chinesa Alibaba passou a ter total controlo sob a Ele.me, o serviço de entrega de refeições líder na China. A aquisição é estratégica: torna-se líder de mercado na China com uma quota de mercado de 50% e ganha uma rede de distribuição própria na “última milha” – que até aqui era feito por sub-contratação.

A Ele.me é mais uma peça no puzzle para dar continuidade a uma estratégia de retalho “figital” (lojas + e-commerce). A Alibaba é dona dos supermercados Hema, que já oferecem um serviço de entrega de produtos, e opera também uma plataforma de comércio local, a Koubei, a Alibaba poderá  utilizar a rede de distribuição da Ele.me para entregar as encomendas efectuadas nos seus supermercados.

 

Para a Alibaba, esta é uma forma de marcar posição no mercado de serviços de entrega de refeições, que está em rápido crescimento na China (estima-se que tenha atingido os 10,7Mm de dólares no último trimestre de 2017) e que é, talvez, a porta de entrada mais relevante no mercado de serviços locais no país.

A aquisição, que valorizou a Ele.me em 9,5 mil milhões de dólares, envolveu a compra em cash das ações que pertenciam à Baidu (a “Google” chinesa). A Alibaba e a sua subsidiária Ant já detinham 43% da Ele.me.


Se a transformação na indústria do retalho é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL INNOVATE:

Tagged with: