BMW e MIT criam material insuflável impresso em 3D

  • A BMW e o MIT criaram um novo material que pode vir a revolucionar o interior dos automóveis.
  • A maleabilidade deste material pode permitir um elevado nível de personalização.

 

A BMW e o Self-Assembly Lab, do MIT, criaram um novo tipo de material impresso em 3D e insuflável que pode adquirir diferentes dimensões, formas, funções e rigidez. Uma estrutura, criada a partir de silicone, que se auto-transforma com base na quantidade de ar que é inserida.

Este novo material pode ser um prenúncio daquilo que vai definir o interior dos automóveis do futuro: camaleónico, completamente adaptável às preferências de diferentes passageiros. Isto é particularmente relevante à medida que o automóvel está cada vez mais próximo de se tornar um espaço com múltiplas funções (consumo de media, espaço de trabalho, etc.).

bmw-mit-1

 

Não é difícil imaginar um futuro em que todo o interior do automóvel é modular: os assentos podem fundir-se (eventualmente para permitir ao passageiro repousar), existe a possibilidade de programar diferentes orientações e configurações ou de programar a sua rigidez/suavidade.

Desta forma, o automóvel pode transformar-se facilmente num escritório, colocando o assento na vertical enquanto o restante espaço se transforma para fazer conference calls, ou num espaço de convívio, permitindo estar frente a frente a conversar com um amigo.

 

 


Se a transformação na indústria dos automóveis é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL INNOVATE: