DESTAQUES GAFANOMICS® [04/JUN/2018]

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL INNOVATE Lisboa

“Destaques GAFAnomics®” é uma compilação dos artigos mais importantes partilhados internamente pela equipa da FABERNOVEL.

Mary Meeker: Tendências da Internet 2018

Tendências Internet

Todos os anos, Mary Meeker, da Kleiner Perkins, apresenta uma visão sobre as maiores tendências da Internet. Aqui fica uma pequena seleção daquilo que captou a atenção da FABERNOVEL:

  • As empresas tecnológicas representam 25% da capitalização bolsista total das empresas norte-americanas.
  • O investimento das tecnológicas em I&D está em rápido crescimento, demarcando-se de outras indústrias. Amazon, Alphabet, Facebook, Intel, Apple e Microsoft estão no top 15 das empresas que mais investiram nesta área, nos EUA.
  • O e-commerce cresceu 16% em 2017, enquanto o retalho offline está em declínio. A Amazon domina na pesquisa de produtos (e constrói o seu império da publicidade digital) e os media sociais são, cada vez mais, relevantes na descoberta e compra de novos produtos.
  • O futuro da publicidade é mobile: a publicidade digital cresceu e a publicidade em mobile representa uma oportunidade de 7 mil milhões de dólares.
  • A China está a conquistar o mundo: 9 das 20 empresas de Internet com maior capitalização bolsista do mundo são, agora, chinesas (há 5 anos, eram apenas 2). A China é também uma das grandes candidatas a líder mundial em Inteligência Artificial.

Poder ver aqui a apresentação completa:

Jeff Bezos quer colonizar a Lua

Blue Moon

Jeff Bezos quer colonizar a Lua através da Blue Origin, a sua empresa de exploração espacial. A empresa está a avaliar uma parceria com a NASA e com a Agência Espacial Europeia para criar um rover lunar capaz de transportar 5 toneladas de carga.

A curto prazo, a Blue Origin está a tentar diminuir os custos de acesso ao Espaço. A longo prazo, a visão da empresa passa por viabilizar a criação de uma instalação lunar permanente, que permita a milhões de pessoas viver e trabalhar no Espaço.  Além disso quer também transferir a indústria pesada para a Lua, onde pode ser alimentada permanentemente por energia solar.

Durante a Code Conference, em 2016, Jeff Bezos já tinha destacado a importância de deslocar parte da indústria para fora da Terra, como forma de contornar as tremendas necessidades energéticas do planeta no futuro.

Amazon investe em seguradora indiana

Acko

A Amazon investiu 12 milhões de dólares na Acko, uma seguradora digital indiana com seguros para automóveis e ‘internet economy’ (seguros para e-commerce, para serviços de ride-sharing, etc…).

A Amazon vai distribuir os produtos financeiros da Acko e co-criar com a startup novos produtos, podendo utilizar a base massiva de dados que possui sobre os hábitos de compra para personalizar a oferta de seguros.

A Amazon já oferece vários produtos financeiros, incluindo empréstimos a pequenas e médias empresas e a Amazon Protect. A entrada no mercado indiano é estratégica e pode representar uma grande oportunidade de expansão nesta indústria.

“Netflix” chinês abre cinemas on-demand

iQiyi

O iQiyi está a abrir uma rede de cinemas físicos on-demand na China. O serviço de streaming de vídeo, detido pela Baidu, quer transportar os conteúdos e a conveniência dos serviços de streaming online para o mundo real.

Os cinemas Yuke vão permitir escolher o horário, o conteúdo e a localização. São compostos por mini-salas, com entre 2 a 10 lugares, que podem ser alugadas à hora para transmitir qualquer conteúdo disponível na biblioteca online da iQiyi.

Ao que tudo indica, também o Netflix está a avaliar a compra de uma cadeia de cinemas. Os serviços de streaming de vídeo parecem estar a preparar-se para revolucionar também a experiência de consumo de conteúdos no mundo offline.

 


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
DUMITA – Baidu, Xiaomi, Tencent e Alibaba (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na NetworkEconomy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL INNOVATE:

”]

Tagged with: