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Amazon: O império escondido

A Amazon nasceu da visão do seu fundador, Jeff Bezos, que percebeu, em 1994, que a Internet lhe abria a possibilidade de revolucionar o retalho… Assim, decidiu criar uma super loja com uma oferta quase infinita, sempre aberta e disponível em qualquer lugar. Inicialmente começou por vender livros, hoje vende quase tudo e por detrás da marca Amazon estão outras marcas, empresas e serviços. Ao levantar a “cortina” percebemos que hoje a Amazon é um império escondido… e um dos casos de maior sucesso na Era Digital.

Jeff Bezos, cuidadosamente, avaliou as vantagens da Internet e soube aproveitá-las até ao limite.

Foram três, os principais motores digitais, as alavancas deste enorme sucesso e de um crescimento impressionante.

#1 motor digital: Não há limites
A Amazon entendeu perfeitamente o cocktail da velha indústria do retalho:
preços baixos, enorme variedade, conveniência / experiência do consumidor.
A Amazon cruza o modelo de negócio tradicional com vantagens específicas da Internet.

#2 motor digital: Contas de clientes / Fidelização
O principal desafio da Amazon é manter a confiança dos clientes (2/3 das vendas são de clientes recorrentes).
A criação de dependência dos seus fornecedores e clientes reside no controlo da “caixa registadora”.

#3 motor digital: Ecossistema
Tal como a Apple ou Google, a Amazon está a construir um ecossistema para atingir a supremacia digital.
Ao contrário do que possa parecer, o Kindle não é um dispositivo, mas sim um serviço. É o iTunes da Amazon e foi criado para captar novos clientes e construir um ecossistema com serviços e conteúdos fornecidos pela poderosa nuvem (cloud) da Amazon.

Assente nestes três motores digitais, o futuro da Amazon manter-se-à coerente com a visão de Jeff Bezos e continuará a ter como princípio: Vender qualquer coisa, em qualquer lado e sempre disponível.

 

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