GAFAnomics

Tesla Model 3 vai começar a ser vendido na Europa

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL Lisboa

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Tesla Model 3 vai começar a ser vendido na Europa

A Tesla recebeu autorização para começar a vender o Model 3 na Europa. As entregas estão previstas para o próximo mês e a empresa já começou a enviar convites para eventos de test drive para quem fez a reserva para compra do automóvel e potenciais clientes.

A venda do Model 3 pode ser crucial para o sucesso da Tesla na Europa, que tem um mercado de sedan de média dimensão duas vezes superior ao dos EUA. Além disso, pode ser também uma oportunidade de aumentar o impacto no mercado de automóveis premium dominado pela Mercedes, BMW e Audi.

A empresa tem estado já a expandir a infraestrutura para o carregamento dos automóveis, esperando-se que a rede de Superchargers (pontos de carregamento rápidos) esteja 100% operacional na Europa, este ano.

Verily recebe aprovação para eletrocardiogramas com smartwatch

A tecnologia da Verily para eletrocardiogramas através de um smartwatch recebeu aprovação da FDA (entidade americana reguladora do medicamento). Os exames vão poder ser feitos com o Study Watch, um smartwatch desenvolvido, especificamente, para o estudo de doenças e que requer prescrição médica.

Embora o foco da Verily (empresa da Alphabet/Google) seja o desenvolvimento de investigações médicas e não a comercialização de produtos,  a tecnologia para eletrocardiogramas pode vir a ser utilizada pela Google para criar um ‘rival’ do Apple Watch e o Move ECG da Withings. Neste caso, a Google poderia criar uma integração entre os milhões de smartphones com sistema operativo Android e o smartwatch.

Amazon começa a testar entregas com robôs

A Amazon começou a testar o Amazon Scout, um serviço de entrega de encomendas com robôs. Inicialmente, a distribuição vai ser feita por 6 veículos autoguiados, capazes de evitar obstáculos e pessoas.

A Amazon tem feito um grande investimento na automatização na parte de fulfillment para movimentar inventário dentro da sua vasta rede de armazéns. Agora, está a tentar reduzir os custos elevados da “última milha” da entrega de encomendas.

Operar robôs nas ruas de uma cidade é muito mais complexo do que movimentar objetos dentro de armazéns, hospitais ou hotéis, mas pode ser recompensador para a Amazon…

Boring Company pode vir a construir túnel para o CERN

A Boring Company pode vir a construir o maior túnel acelerador de partículas de sempre. Ao que tudo indica, o CERN (organização europeia para a investigação nuclear) está a avaliar a Boring Company como possível parceiro para a construção de um túnel acelerador de partículas com cerca de 100 km.

A Boring Company já provou que a sua tecnologia permite reduzir os custos de construção de túneis, o que pode ter impacto não só na transformação da infraestrutura de mobilidade, como também de outras indústrias. Ao construir um túnel para o CERN, quatro vezes superior ao existente, a Boring Company torna-se um facilitador da exploração dos mistérios do universo.

 


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
DUMITA – Baidu, Xiaomi, Tencent e Alibaba (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

← Back

Your message has been sent

Patrícia Silva

Gestora de comunicação e marketing na Instinct. Colaborou com a Visão, SIC, Rádio Renascença e duas publicações ligadas às temáticas da Energia e Cidades Inteligentes. Licenciada em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com uma Pós-Graduação em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Nova de Lisboa e uma Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics pela NOVA IMS.

Recent Posts

Petzai, analisa e gere a saúde de animais de estimação

A Petzai é uma plataforma portuguesa que utiliza inteligência artificial para analisar, gerir e organizar…

3 horas ago

Lucro líquido da Alphabet aumenta 81%

Ainda nesta edição: Receitas da Meta com maior crescimento desde 2021 | Receitas e lucros…

1 dia ago

Resumo da semana: 27 de abril a 01 de maio

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

4 dias ago

YouTube aumenta preços do Premium

Ainda nesta edição: Snap prepara novos óculos com AI | X corta pagamentos a conteúdos…

4 dias ago

DUA 2.0: a AI portuguesa que fala crioulo

A DUA 2.0 é uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela empresa portuguesa 2 Lados,…

5 dias ago

“If you blame the market, you probably built the wrong thing.”

Tony Fadell, engenheiro designer e empresário e autor do livro Build

5 dias ago