Skip links

Google vai conceder crédito a empresas na Índia

Por Sandra Lucas Ribeiro, COO na FABERNOVEL Lisboa

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Google vai conceder crédito a empresas na Índia

A Google prepara-se para conceder empréstimos a milhões de comerciantes na Índia, em parceria com instituições financeiras do país.

O serviço vai ser disponibilizado já este ano, através da aplicação Google Pay for Business, que foi lançada na Índia em 2019 e que conta com uma base de 3 milhões de comerciantes.

Esta é uma novidade da Google na sua estratégia de aproximação às pequenas e micro-empresas. Desde 2017, tem vindo a ajudar estes negócios de pequena dimensão. Primeiro ajudando-os a ter uma presença online, através da plataforma Google My Business, e agora com a possibilidade de pedir crédito.

Amazon compra Zoox

A Amazon vai avançar com a compra da startup que desenvolve tecnologia para carros autoguiados Zoox, por cerca de 1,2 mil milhões de dólares.

Este é o maior investimento da Amazon no setor da mobilidade autónoma e é também uma forte entrada no território da Tesla e da Waymo, uma subsidiária da holding Alphabet.

No horizonte da Amazon está certamente a vontade de ganhar vantagem competitiva na optimização e redução de custos de distribuição.

Elon Musk reagiu a esta notícia, através de um tweet. Em tom de piada, o CEO da Tesla acusa Jeff Bezos de ser um imitador. Recorde-se que Musk e Bezos também são concorrentes diretos na exploração espacial com as empresas SpaceX e BlueOrigin.


Instagram lança concorrente do Tik Tok na Europa

A funcionalidade Reels do Instagram, que permite fazer vídeos de curta duração acompanhados de música e áudio, passou a estar disponível em França e na Alemanha, depois de se ter estreado, no ano passado, no Brasil.

Os vídeos criados e partilhados vão ter um espaço próprio dentro da aplicação onde é possível explorar o que outros utilizadores publicaram.

A Reels é uma tentativa do Instagram de concorrer com o TikTok, a App chinesa que tem mais de 800 milhões de utilizadores ativos por mês, em todo o mundo.

Tencent compra plataforma de vídeo Iflix

A Tencent anunciou a compra da plataforma de vídeo Iflix, disponível no Sudeste Asiático. O valor da compra não foi divulgado.

A aquisição vai permitir à Tencent expandir a sua própria plataforma de streaming WeTV, que já opera na Tailândia, na Indonésia e nas Filipinas com conteúdos originais chineses dobrados e outros conteúdos produzidos por parceiros locais.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

The We Company: is real estate a disruptable industry?
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: