
Solar Foods: uma alternativa inovadora à proteína animal
- A startup de foodtech finlandesa Solar Foods desenvolveu um método inovador para a produção de proteína em laboratório a partir de água, ar e eletricidade, semelhante ao de fermentação de cerveja.
- O primeiro produto da startup é a Solein, uma proteína em pó de sabor neutro que pode ser aromatizada e adicionada às refeições.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
Trata-se de mais uma alternativa alimentar totalmente desconectada da agricultura tradicional. A startup de foodtech finlandesa Solar Foods desenvolveu um método inovador para a produção de proteína em laboratório a partir de água, ar e eletricidade.
O processo é semelhante ao de fermentação de cerveja: são colocados micróbios num líquido e alimentados com dióxido de carbono e bolhas de hidrogénio, através de um processo elétrico. Os micróbios criam a proteína e, depois de seca, a solução é utilizada para criar o pó.
De acordo com a Solar Foods, o método é 100 vezes mais sustentável do que a produção tradicional de carne animal ou de proteína de origem vegetal.
O primeiro produto da startup é a Solein, uma proteína em pó de sabor neutro que pode ser aromatizada e adicionada às refeições. Com um perfil nutricional que pode ser comparado à soja, é composta em 50% por proteína, em 25% por hidratos de carbono e entre 5 a 10% de gordura.
A Solar Foods planeia abrir a primeira fábrica para a produção e comercialização da Solein em 2022.
A startup foi fundada em 2017, e até ao momento, já captou 25 milhões de dólares.
Se a transformação na indústria alimentar é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:
[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]