O Império Digital… em banda desenhada📘 😊

Ao longo de décadas que acompanho, não apenas por “dever profissional”, mas sobretudo por fascínio, a história das empresas mais inovadoras no digital. Mas não só, também fazem parte da minha lista empresas como a Disney, Pixar, Virgin, Berkshire Hathaway, Nike e GE. A essência destas empresas é muito marcada pelos seus fundadores e pelo contexto em que nasceram e viveram.

No caso das empresas que hoje lideram no digital, são como Charlie Munger da Berkshire Hathaway referiu relativamente a Jeff Bezos da Amazon, são líderes de uma “espécie diferente”. Em 2017, num artigo que escrevi para a Visão, expliquei que esta classificação se aplica a vários fundadores das empresas que criaram impérios digitais.

Já li as biografias, vi documentários, entrevistas e filmes que retratam a história destas empresas e dos seus fundadores, e, cada vez que leio ou vejo mais algum filme, documentário ou entrevista, há sempre uma nova peça que junto ao “puzzle” e que me ajuda a entender um pouco mais.

A mais recente que acabei de ler foi a compilação em banda desenhada The Digital Empire, que conta a história de Steve Jobs (Apple, Next e Pixar), Bill Gates (Microsoft), Larry Page e Sergey Brin (Google), Mark Zuckerberg (Facebook) e Jack Dorsey (Twitter e Square) – neste último, não é a história de vida e das empresas, mas uma novela de ficção.

Não lhe vou deixar nenhum spoiler, fica o desafio para ler esta banda desenhada, que ajuda a entender o sucesso destas empresas e o percurso dos seus fundadores.

Bom fim de semana!

 

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.