É melhor não fazer planos

O fundador da Alibaba, Jack Ma(gic), é um empreendedor que já marcou definitivamente a História da China e está determinado em marcar a do Mundo. 

A vida de Jack Ma é inspiradora para qualquer empreendedor: partiu do zero, mas, com inteligência e determinação (fora do comum), construiu uma das maiores empresas do mundo.

Fiquei a refletir em particular sobre uma das suas afirmações: Se fizermos planos vamos falhar, se não fizermos vamos vencer.

Em retrospetiva, analisei a minha vida e, de facto, nunca um plano correu como esperado. Decidi seguir o conselho do Jack Ma e não fazer planos, apenas apontar a “bússola a Norte” e garantir alinhamento da equipa, ritmo e cadência.

Fica, por isso, como sugestão para este fim de semana ler o livro Alibaba: The house that Jack Ma built, do autor Duncan Clark

Bom fim de semana!

 

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.