Imobiliário

Othalo: casas modulares construídas com plástico reciclado

  • A Othalo é uma startup norueguesa que desenvolve casas modulares, construídas a partir de plástico reciclado que é recolhido em aterros ou no oceano.
  • O objetivo é criar um novo tipo de habitação sustentável e economicamente mais acessível, que tem como mercado alvo regiões como a África subsaariana.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Fundada em 2019 por Frank Cato Lahti, a Othalo é uma startup norueguesa que desenvolve casas modulares, construídas a partir de plástico reciclado que é recolhido em aterros ou no oceano.

A solução consiste em módulos semelhantes a peças de Lego, permitindo que as casas tenham qualquer tipo de configuração. 

Para se construir uma casa com uma área de 60 metros quadrados são necessárias cerca 8 toneladas de plástico.

Como complemento ao plástico, o sistema da Othalo possibilita também a utilização de outros resíduos sazonais que criam problemas ambientais locais ou regionais, como, por exemplo, palha e cascas de arroz dos campos de cultivo.

A Othalo já submeteu um pedido de registo de patente desta solução e planeia iniciar a construção em escala destas casas no início de 2022. O objetivo é criar um novo tipo de habitação sustentável e economicamente mais acessível, que tem como mercado alvo regiões como a África subsaariana. 

Através deste sistema, a Othalo planeia também construir escolas, hospitais e centros de refugiados.

De acordo com a startup, neste momento, existe plástico suficiente a nível mundial para construir mais de mil milhões de habitações. 

Este projeto está a ser desenvolvido em parceria com as UN Habitat, o programa das Nações Unidas para o desenvolvimento de habitação sustentável.


Se a transformação no imobiliário é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Resumo da semana: 19 de outubro a 23 de outubro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

8 horas ago

Anthropic torna o Claude mais rápido e mais barato

Meta transforma a sua AI numa oferta para empresas | Shopify abre as lojas aos…

19 horas ago

Zyla: uma plataforma para conquistar atletas

A Zyla é uma plataforma brasileira de corrida que combina inteligência artificial, GPS e ferramentas…

2 dias ago

“AI is going to make music better. AI is not going to thwart great people.”

Jimmy Iovine, Interscope Records & Beats by Dre

2 dias ago

Nvidia quer controlar os agentes de AI, e devolve 150 mil milhões aos acionistas

AMD compra a World Labs por 8,2 mil milhões | Anthropic reserva $11,6 mil milhões…

3 dias ago

Postaway: dá uma nova vida aos postais

A Postaway recupera os postais vintage e envia-os em formato digital, com um elemento de…

4 dias ago