Tesla apresenta robô humanóide


Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

 

Tesla apresenta robô humanóide

A Tesla apresentou, a 19 de agosto, o Tesla Bot. Trata-se da visão de um robô humanóide e o primeiro protótipo será apresentado em 2022.

Este robô terá 1,76 metros de altura, pesará 57 quilos, e poderá transportar objetos com até 20 quilos.

O objetivo é que possa ter uma utilização doméstica, como o apoio à realização de algumas tarefas, como, por exemplo, ir buscar compras ao supermercado. Por outro lado, pode ter também uma utilização industrial para trabalhar em fábricas. Como foi referido por Elon Musk, durante a apresentação, estes robôs poderão, em breve, trabalhar nas fábricas da Tesla, onde já existem outros robôs na cadeia de produção de automóveis.

O Tesla Bot é uma extensão natural das tecnologias da Tesla no desenvolvimento de novos produtos, pois, como Elon Musk afirmou, os automóveis da Tesla já são robôs sobre rodas.

 

 

10 anos de Tim Cook na liderança da Apple

Tim Cook completou 10 anos como CEO da Apple. Na transição de gestor para líder, podemos dizer que tem feito um excelente trabalho, tornando a Apple na primeira empresa americana a atingir uma capitalização bolsista de 2 biliões de dólares

Desde que assumiu o comando em agosto de 2011, Tim Cook redefiniu a organização da Apple à sua maneira e mais do que duplicou as receitas e o lucro. (Em 2020, as receitas da Apple atingiram os 274 mil e 500 milhões de dólares e o lucro foi de 57 mil milhões de dólares). 

A liderança de Tim Cook tem sido marcada, sobretudo, pelo fortalecimento do ecossistema com o lançamento de novos produtos, incluindo o Apple Watch, os AirPods, o HomePod e o recente AirTag. 

Para além dos produtos de hardware, nestes últimos 10 anos, Tim Cook reforçou a área de serviços, através das plataformas Apple Music e Apple TV+, do cartão de crédito, sem comissões, Apple Card, do serviço de subscrição de videojogos Apple Arcade e do recente Apple Fitness+.


Amazon disponibiliza opção buy now pay later

A Amazon fez uma parceria com a startup de serviços financeiros Affirm para permitir o pagamento de produtos em prestações. 

Esta novidade já começou a ser testada em compras superiores a 50 dólares e vai ser disponibilizada, brevemente, a todos os clientes nos Estados Unidos. 

O pagamento de produtos através de opções buy now pay later é uma tendência em grande crescimento que está a ser impulsionada por startups que estão a fazer o unbundling de serviços financeiros tradicionais. 


Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ? Contacte a FABERNOVEL.

 

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.