
O futuro das cidades na era da Web 3.0
Construir uma cidade parece uma tarefa demasiado complicada para um cidadão comum. Exige tempo, investimento e muita burocracia. Podemos pensar que só é possível de ser concretizada por grandes instituições ou por governos. Mas isso não é totalmente verdade…
Scott Fitsimones começou com um tweet, que lhe permitiu perceber quem, no mundo inteiro, estaria interessado em ajudá-lo a construir uma cidade. Três meses depois, comprou coletivamente 16,2 hectares de terra no estado de Wyoming (EUA), perto do Parque Nacional de Yellowstone. E assim nasceu a CityDAO.
Engenheiro urbanista e um apaixonado por tecnologia, Scott Fitsimones é cofundador da AirGarage, uma startup que tem vindo a repensar a forma como utilizamos os parques de estacionamento. Devemos construir aquilo que desejamos que exista, na sua visão. E, no seu caso, isto significa tentar construir um novo tipo de cidade, governada por blockchain.
Nesta TED Talk, Fitsimones explora o potencial de utilizar uma Organização Autónoma Descentralizada (DAO, na sigla em inglês) para construir a próxima grande cidade. Uma DAO é uma organização digital regida por regras, definidas num smart contract (implementado numa rede de blockchain). Estas regras são executadas automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana.
Ao contrário dos sistemas tradicionais, como governos e empresas, as DAO não dependem de uma única pessoa (ou grupo de pessoas) para tomar decisões e gerir recursos. Em vez disso, os cidadãos têm o poder de decidir como a cidade é administrada e onde é que são alocados os recursos disponíveis. O objetivo? Permitir que mais pessoas tenham voz. Por exemplo, numa DAO é possível financiar um projeto público, como um jardim ou um hospital, se for aprovado por votação pela comunidade.
Outra vantagem de uma cidade administrada por uma DAO é que todas as transações e processos de votação são registados na blockchain e podem ser facilmente auditáveis por todos. Isto pode prevenir a corrupção e garantir que a cidade é administrada de forma justa e responsável.
Scott Fitsimones tem uma visão convincente de como uma DAO pode ser utilizada para construir a próxima grande cidade e outros bons exemplo de aplicação das DAO. Embora existam ainda desafios e obstáculos a serem superados, os benefícios de utilizar tecnologias web 3.0 no planeamento urbano e na governação são potencialmente significativos. Conforme a evolução e o amadurecimento destas tecnologias, será interessante perceber como serão utilizadas para moldar o futuro das nossas cidades e sociedades.