Cidades

Hyke, o futuro dos ferries

  • O ferry 100% elétrico e autoguiado da Hyke torna a mobilidade urbana mais sustentável e ajuda a reduzir o trânsito nas estradas.
  • O carregamento wireless das baterias é feito enquanto o ferry está parado nestas docas e também através de painéis solares colocados no topo da embarcação.

O futuro dos ferries está a ser definido em Oslo, na Noruega, pela Hyke. Esta startup desenvolveu um ferry 100% elétrico e autoguiado com o objetivo de tornar a mobilidade urbana mais sustentável e que ajude a reduzir o trânsito nas estradas. 

Com capacidade para transportar 50 passageiros, esta embarcação navega de forma totalmente autónoma e atraca nas docas para recolher e deixar os passageiros. 

O carregamento wireless das baterias é feito enquanto o ferry está parado nestas docas e também através de painéis solares colocados no topo da embarcação que captam energia solar e estendem a autonomia das baterias. 

O interior do ferry é modular e, por isso, pode ser configurado para facilitar o transporte de  cadeiras de rodas e bicicletas. Esta flexibilidade permite que, além de passageiros, possa também ser adaptado para o transporte de carga. 

O ferry da Hyke está a ser testado na cidade norueguesa Fredrikstad, onde mais de 1 milhão e meio de passageiros se desloca por ferry por ano. O objetivo da startup é estender a solução a cidades de todo o mundo. 

Nascida em 2019 de um spin-off do Eker Group, a Hyke tem um modelo ferry-as-a-service, que inclui a embarcação e o software de gestão com um preço de 300.000 euros por ano.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Meta lança AI que controla apps no Mac

Google TV ganha 10 mil filmes e séries grátis | Waymo com novo robotáxi em…

3 horas ago

Hark Handoff: uma AI que faz tarefas por si

O Hark Handoff é um agente de inteligência artificial que navega na internet e realiza…

1 dia ago

“Success isn’t owned. It’s leased, and rent is due every day.”

J. J. Watt, ex-jogador de futebol americano

1 dia ago

Google cria AI que traduz língua gestual

ChatGPT já pode enviar mensagens por si | Meta lança Pocket nos EUA

2 dias ago

Dognosis: usa cães e AI para detetar cancro

A Dognosis desenvolveu o BreathEasy, um teste que analisa a respiração para procurar sinais de…

3 dias ago

Google e Abbott apostam na saúde metabólica

Qwen ultrapassa rivais nos downloads | Starcloud angaria 250 milhões para centros de dados no…

4 dias ago