Apple: Novos iOS, iPods, iTunes 10 (Ping) e Apple TV

Hoje, Steve Jobs desvendou as novidades da Apple na apresentação de hoje – Veja no site da Apple a apresentação.

A apresentação começou com Steve Jobs a elogiar a presença do seu “compincha” (crime partner), Steve Wozniak (co-fundador da Apple), a quem pediu que se levantasse e foi aplaudido pela plateia. Desta forma passou  a mensagem interna e ao mercado sobre o possível mau relacionamento entre ambos...

Depois, de mostrar fotos das novas lojas em França-Paris, China – Xangai e Inglaterra-Londres explicou a importância que a rede de 300 lojas em 10 países, (que em momentos e pico chegam a ter um milhão de visitantes por dia) e a sua capacidade de captar novos compradores do primeiro Mac que desta forma se juntam à “família Apple” 🙂

E explicou a forma como o sistema operativo iOS cresceu e revolucionou a área móvel, com mais de 120 milhões de equipamentos móveis (iPhone, iPod Touch e iPad). E sobre os números de activações por dia, que têm sido divulgados por alguns dos concorrentes (como é o caso do Google em relação ao Android com as mais de 100 mil novas activações por dia), Steve Jobs decidiu “esmagar” os concorrentes divulgando que tem mais de 230 mil activações NOVAS por dia (sem contabilizar actualizações, como julga que estão a fazer alguns dos “amigos”/concorrentes estão a fazer).

Seguem-se as novidades:

–  iOS 4.1 : com HDR – High Dynamic Range photos, HD Video upload, novas funcionalidades do iTunes e Game Center). Estará disponível na próxima semana.

iOS 4.2: Que trará novas funcionalidades para o iPad: imprimir via wireless, multitasking, …). Estará disponível em Novembro…
É estranho, o facto Steve Jobs informado o que vai ter de novo no iOS 4.2!!! A única explicação lógica que encontro, para esta antecipação é “travar” a compra de alguns tablets concorrentes que vão surgir e que podem ter estas funcionalidades (diferenciadoras agora do iPad).
É também possível, que até final do ano a Apple lançe um novo iPad (possivelmente com câmara e a funcionalidade Face Time) e o iPad Mini de 7 polegadas.

iPods: Toda a gama de iPods foi reformulada (shuffle, nano e touch), e disponíveis a partir da próxima semana.
Veja o anúncio ao novo iPod touch

iTunes 10: Com uma grande novidade, Ping que vai transformar o  iTunes numa rede social de música…
e que será o primeiro passo de uma rede social de entretenimento (com música, videos e jogos). Ponto essencial, e diferenciador face ao Facebook (que conta hoje com mais de 500 mil utilizadores), é que no iTunes estão registados mais de 160 mil utilizadores com cartão de crédito.

Este ponto de viragem do iTunes para se transformar numa rede social, será certamente a maior alavanca da Apple para todos os seus produtos e serviços.

Já disponível para download – Download iTunes 10

Apple TV: Apresentado como hobby (pois Steve Jobs assim, se referiu a este iDevice na conferência D8 do Wall Street Journal).
A nova Apple TV passa a ter 1/4 do tamanho da actual (cabe na mão), e deixa de ter disco rígido passando a fazer streaming de conteúdos a partir da Internet e de computadores, iPhone, iPad ou iPod Touch. Mais um argumento para “convidar” os compradores da Apple TV a subscrever o serviço mobileMe (onde poderão guardar os seus conteúdos pessoais, como fotos e videos).
Outra das novidades da Apple TV é o acesso ao serviço Netflix (disponível para os Estados Unidos e Canadá).Apple TV. $99

O preço, é o que já vinha sendo divulgado 99 dólares e estará disponível no próximo mês.
Os conteúdos de video (filmes e séries para ainda não disponíveis para o mercado português… excepto se usar alguns “truques”… ), vão também ter uma descida de preço.

E como reagiu o mercado às novidades de hoje?
As acções da Apple (NASDAQ:AAPL), fecharam hoje nos 250,33 dólares com mais 7,23 dólares (+ 2,97%).

Tagged with: