Voltar ao topo

A casa do futuro

nuno

Artigo de Nuno RibeiroPortugal Country Manager da FABERNOVEL

Quando em 1995, Bill Gates (fundador da Microsoft) publicou o seu livro The Road Ahead levantou a ponta do véu sobre o que nos reservava o futuro. A Internet estava ainda no seu início, mas já era clara a transformação social que nos esperava. Num dos capítulos do livro, Bill Gates descreveu a casa que estava a construir na margem do Lago Washington, onde antecipou a “ponta do iceberg” sobre a transformação das nossas casas.

E o que sabemos hoje sobre como serão as nossas futuras casas?

Começando pelo telhado, as telhas serão placas solares, mais resistentes do que as nossas telhas de hoje, e com claros benefícios energéticos. Foi o que o Elon Musk, CEO da TESLA, apresentou recentemente.

E como resolver a diferença temporal entre a captação e o consumo de energia? Elon Musk também tem a solução, as baterias domésticas PowerWall vão acumular a energia captada durante o dia, garantindo, optimização energética.

Mas, esta transformação será muito mais do que apenas a optimização energética.

Tendencialmente, todos os nossos objetos estarão ligados à Internet e comunicarão entre si e nós comunicaremos com eles através de voz (em vez do teclado ou aplicação no smartphone), um exemplo é o caso do Amazon Echo.

echo

E os frigoríficos e máquinas de lavar roupa? Também estarão ligados à Internet e o frigorifico, os armários e a máquina de lavar roupa irão colocar automaticamente os produtos em falta na nossa lista de compras e a compra será efectuada (online) com a nossa confirmação através de um simples “OK”.

E qual a refeição? O robot cozinheiro vai sugerir-nos um menu com base nos produtos disponíveis no frigorífico e armários.
 Apresento-lhe o primeiro robot cozinheiro, da Moley Robotics:

Como fica claro, a transformação será tão grande que a construção das futuras casas terá de ser pensada para integrar todas estas alterações, motivo pelo qual algumas destas empresas, como é o caso da Apple, já estão a desenvolver parcerias com construtores para que as novas casas tenham previstas, logo na sua construção, a integração com todos os seus dispositivos.

Como escreveu Willam Gibson: “O futuro já chegou, só falta ser distribuído”.


Bem-vindo à casa do futuro!

Nota: Artigo publicado na revista Visão


Se quer entender a transformação no futuro das casas e o impacto para a sua empresa, contacte o Nuno Ribeiro:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.