Google posiciona-se como um player na inovação urbana

  • Através da Sidewalk Labs, a Google visa reinventar as cidades na Era Digital.
  • O trabalho da empresa poderá ter vários impactos ao nível das infraestruturas das cidades.

O sonho de Larry Page de “fazer download de toda a Web” alterou a forma como utilizamos a Internet, mas, como visionário que é, o cofundador da Google tem outras ambições. Transformar as cidades em plataformas tecnológicas é uma das visões que Larry Page está a tentar implementar através da Sidewalk Labs (cujo CEO é o ex-vice-Presidente da Cidade de Nova Iorque – Daniel Doctoroff – durante a presidência de Michael Bloomberg), a unidade de inovação urbana da Alphabet (empresa-mãe da Google).

A empresa oferece soluções para cidades inteligentes e está interessada em desenvolver um projeto de revitalização da baixa de Toronto que pode vir a materializar a intenção de criar, de raíz, uma área urbana com as ferramentas e princípios de muitas empresas tecnológicas. Tal poderá posicionar a Google como um player relevante na “construção” das infraestruturas necessárias, por exemplo, para a mobilidade autónoma.

Os carros autoguiados vão exigir grandes mudanças na infraestrutura existente, pelo que pode fazer mais sentido uma reconstrução do que uma requalificação do espaço urbano. Criar áreas urbanas adaptadas a veículos autónomos pode ser uma solução mais viável a longo prazo. Até porque estes veículos comunicarão entre si e com a infraestrutura das cidades e, por isso, as cidades terão de construir redes de comunicação para facilitar esse desenvolvimento.

A Google já recolhe uma quantidade massiva de dados, através de Apps e serviços como a Waze ou o Google Maps, e a Sidewalk Labs pode ser mais um cavalo de Tróia para aprofundar conhecimento sobre a forma com as pessoas utilizam as infraestruturas das cidades. Em “cima” disto, poderá criar novos serviços user-centric e reconfigurar um sistema de trânsito com base nas necessidades dos habitantes, tornando-se relevante no dia-a-dia dos utilizadores.

A Sidewalks Labs já trabalha com algumas cidades nos Estados Unidos, sendo quem faz, por exemplo, a gestão dos pagamentos dos parques de estacionamento e transportes públicos de Columbus (Ohio), através da sua App e de uma plataforma de software baseada na cloud para fazer esta gestão. Esta é uma forma de recolher dados valiosos e de “bloquear”, de certa forma, a entrada de outros players.

“Fazer apostas deste tipo, a longo-prazo, é algo difícil para a maioria das empresas, mas eu e o Sergey [Brin] sempre acreditámos que era algo importante.” – Larry Page, cofundador da Google, sobre a Sidewalk Labs.

Para aprofundar este tema sugerimos o nosso estudo (em francês), sobre como as cidades inteligentes representam uma verdadeira oportunidade para a criação de novos modelos e oportunidades de negócio para as empresas: