DESTAQUES GAFANOMICS® [21/MAI/2018]

06-PATRICIA-CIRCULAR

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL INNOVATE Lisboa

“Destaques GAFAnomics®” é uma compilação dos artigos mais importantes partilhados internamente pela equipa da FABERNOVEL.

Amazon reforça investimento em publicidade digital

São cada vez mais claras as intenções da Amazon no mercado de publicidade digital. A empresa deixou de comprar publicidade no Google Shopping e está a testar uma nova ferramenta que permite aos comerciantes que vendem na Amazon.com anunciar noutros sites e apps.

A Amazon quer dominar todo o processo de compra e, através destes anúncios segmentados que direcionam para a sua plataforma, está a tentar evitar as pesquisas por produtos em motores de busca como a Google.

A Amazon é, muito provavelmente, a empresa que mais sabe sobre os hábitos de compra dos seus consumidores e está a utilizar este conhecimento para tornar-se um gigante da publicidade digital, criando uma ameaça direta ao duopólio da Google e do Facebook.

Conteúdos originais são o futuro do Netflix?

Netflix conteúdos originais

O Netflix vai fazer um investimento de 8 mil milhões de dólares em conteúdos, este ano, e 85% deste valor destina-se a conteúdos originais. O serviço de streaming vai ter um total de 1000 conteúdos deste tipo na plataforma, no final deste ano.

O Netflix está a impulsionar a diversificação da sua biblioteca de conteúdos, o que pode ser um fator-chave para fidelizar os seus 125 milhões de subscritores e atrair novos clientes.

Esta estratégia de dar crescente prioridade a produções próprias pode ser fundamental para assegurar o futuro do Netflix, à medida que empresas como a Disney estão a criar os seus próprios serviços de streaming e vão retirar os seus conteúdos do Netflix.

Verily quer revolucionar colheitas de sangue

Verily relógio

A Verily, empresa da Google dedicada às ciências da vida, está a trabalhar num método que permite fazer a colheita de sangue de forma indolor, utilizando um sistema com micro-agulhas e ímans.

A empresa já desenvolveu um protótipo e está a explorar diferentes formatos para o dispositivo que vai integrar a tecnologia, incluindo um relógio. Vários compartimentos deste relógio foram concebidos para armazenar e analisar uma pequena amostra de sangue.

Esta é uma potencial transformação do mercado de wearables na área da saúde, permitindo uma monitorização em tempo real de pacientes com diabetes, por exemplo, e a partilha instantânea de dados médicos com investigadores e médicos.

Facebook vai lançar moeda digital

Facebook blockchain

Ao que tudo indica, o Facebook está a explorar as oportunidades da tecnologia Blockchain e prepara-se para lançar uma moeda digital.

O interesse na criação de uma moeda digital pode estar relacionado com a intenção de utilizá-la num sistema de pagamentos na plataforma. Para além de criar uma experiência fluída, torna o serviço acessível a todos, para quem não tem conta bancária.

O anúncio vem na sequência da maior restruturação da história do Facebook, que inclui a criação de um grupo específico dedicado à blockchain, liderado pelo CEO do Messenger.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
DUMITA – Baidu, Xiaomi, Tencent e Alibaba (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na NetworkEconomy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL INNOVATE:

”]

Tagged with: