DESTAQUES GAFANOMICS® [11/JUN/2018]

06-PATRICIA-CIRCULAR

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL INNOVATE Lisboa

“Destaques GAFAnomics®” é uma compilação dos artigos mais importantes partilhados internamente pela equipa da FABERNOVEL.

 

Apple WWDC 2018

Apple WWDC 2018

A Apple apresentou várias novidades na conferência anual para programadores, WWDC. A empresa melhorou fortemente a integração entre sistema operativo e dispositivos: o update de software ao iOS tornará iPhones e iPads mais rápidos.

Este WWDC foi dos mais relevantes de sempre e mostrou a grande ênfase que a Apple está a colocar na área de serviços. A Apple tornou mais fácil a criação de apps em realidade aumentada, mostrando que esta é uma peça-chave para impulsionar o ecossistema de apps na App Store.

As novas funcionalidades da Siri apontam para um significativo crescimento da interação por voz: a Siri vai tornar-se mais pertinente nas sugestões e vai poder ser programada para desempenhar várias funções, através da app Shortcuts.

Pode ver aqui alguns dos exemplos da “Shortcuts”, apresentados no WWDC:

Uber e Lyft disputam compra de empresa de bike-sharing

Ao que tudo indica, a Uber e a sua rival Lyft estão a disputar a aquisição da Motivate, a empresa de bike-sharing líder nos EUA (opera os serviços Ford GoBike e Citi Bike).

Para se tornarem mais relevantes na área da mobilidade, as empresas de ride-sharing estão a transformar-se em plataformas multimodais. A Uber tem vindo a introduzir novos meios de transporte na sua app, incluindo bike-sharing, aluguer de automóveis peer-to-peer e transportes públicos.

A Lyft criou uma parceria exclusiva com um serviço de comboios inter-cidades nos EUA e planeia lançar um serviço de scooters elétricas, em São Francisco. Com a eventual aquisição da Motivate, a empresa demonstra a intenção de  integrar também bike-sharing na sua oferta.

Amazon cria novos projetos ligados à saúde

Grand Challenge Amazon

A Amazon está a levar a cabo novos projetos inovadores na área da saúde, através de um laboratório secreto, chamado Grand Challenge, que visa revolucionar várias indústrias (semelhante ao laboratório Google X).

O foco inicial tem sido a investigação oncológica e tecnologias para organizar e analisar dados clínicos. Tudo indica que a equipa da Amazon está trabalhar no Fred Hutchinson Cancer Research Center, em Seattle, para explorar de que forma a inteligência artificial pode ajudar a prevenir e curar doentes oncológicos.

Instagram integra conteúdos em vídeo de longa duração?

O Instagram prepara-se para lançar uma nova funcionalidade que poderá permitir a inclusão de vídeos de longa duração (até 1 hora). Ao concretizar-se, esta é uma grande novidade para a plataforma e uma ameaça ao Snapchat (que duplicou o investimento em programas de TV).

Tudo indica que o Instagram vai integrar conteúdos premium semelhantes aos produzidos para TV. A plataforma tem estado em conversações com produtores de conteúdos e publishers sobre a criação destes vídeos de longa duração.

É possível que a app passe a ter uma nova secção que integra estes conteúdos e que, à semelhança do Facebook, passe a ser um distribuidor mais relevante de conteúdos de media e entretenimento.

 


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
DUMITA – Baidu, Xiaomi, Tencent e Alibaba (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na NetworkEconomy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL INNOVATE:

”]

Tagged with: