Por Nuno Ribeiro, Country Manager da FABERNOVEL
Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.
Instagram permite fazer compras nos posts
O Instagram está a testar, nos Estados Unidos, uma funcionalidade que permite fazer compras diretamente nos posts. A nova opção, Checkout, melhora a experiência, sobretudo, porque evita que os utilizadores sejam redirecionados para os sites das marcas para realizar a compra.
O Instagram fica com uma percentagem de cada transação que é feita e abre, assim, uma grande oportunidade de negócio no e-commerce.
A criação deste canal direto de compra pode vir também a tornar-se uma ameaça a todas as plataformas que permitem, por exemplo, a reserva de restaurantes ou de bilhetes.
Videojogos, o novo alvo da Google
A Google lançou o Stadia, um serviço de streaming de videojogos que permite jogar jogos exclusivos online em qualquer dispositivo.
O serviço vai ser suportado pela plataforma de streaming de vídeo do YouTube e pelo serviço de cloud da Google. Uma estratégia que pode ajudar no crescimento das duas unidades de negócio.
A indústria de videojogos é o novo alvo dos GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon): todos eles estão a preparar fortes entradas neste mercado que vale 180 mil milhões de dólares, por ano.
Twitter, a câmara é o novo teclado
O Twitter lançou uma funcionalidade nova que permite aos utilizadores partilhar vídeos e fotografias de forma mais fácil.
A nova funcionalidade é uma extensão natural que pode tornar o Twitter mais relevante naquilo que é a partilha e pesquisa visual, que são bastante fortes nos serviços do Snapchat e do Instagram.
Além disso, pode ser interessante para impulsionar também o negócio de publicidade.
See it? Tweet it! Our updated camera is just a swipe away, so you get the shot fast. Rolling out to all of you over the next few days. pic.twitter.com/moOEFO2nQq
— Twitter (@Twitter) March 13, 2019
Spotify VS Apple
O Spotify apresentou uma queixa contra a Apple por concorrência desleal, pela comissão de 30% que a Apple cobra nas subscrições que são feitas na app do Spotify para iOS e também pela inibição de comunicar, diretamente, aos utilizadores que podem fazer estas compras fora da App Store.
A Apple respondeu com um comunicado no seu site e explicou que o Spotify e outras aplicações beneficiaram do ecossistema da App Store para ganharem escala.
Este duelo demonstra a força e a importância das infraestruturas digitais na estratégia de negócio dos GAFA, como é o caso da App Store que dá legitimidade à Apple para cobrar uma “portagem” a quem quer utilizar as suas “autoestradas digitais” para acelerar negócios.
GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.
Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).
Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.
ESTUDOS GAFAnomics®:
WeChat: The shape of connected China
TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn: A rede séria
Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: