Voltar ao topo

Instagram permite fazer compras nos posts

Por Nuno Ribeiro, Country Manager da FABERNOVEL

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.


 

Instagram permite fazer compras nos posts

O Instagram está a testar, nos Estados Unidos, uma funcionalidade que permite fazer compras diretamente nos posts. A nova opção, Checkout, melhora a experiência, sobretudo, porque evita que os utilizadores sejam redirecionados para os sites das marcas para realizar a compra.

O Instagram fica com uma percentagem de cada transação que é feita e abre, assim, uma grande oportunidade de negócio no e-commerce.

A criação deste canal direto de compra pode vir também a tornar-se uma ameaça a todas as plataformas que permitem, por exemplo, a reserva de restaurantes ou de bilhetes.

Videojogos, o novo alvo da Google

A Google lançou o Stadia, um serviço de streaming de videojogos que permite jogar jogos exclusivos online em qualquer dispositivo.

O serviço vai ser suportado pela plataforma de streaming de vídeo do YouTube e pelo serviço de cloud da Google. Uma estratégia que pode ajudar no crescimento das duas unidades de negócio.

A indústria de videojogos é o novo alvo dos GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon): todos eles estão a preparar fortes entradas neste mercado que vale 180 mil milhões de dólares, por ano.

Twitter, a câmara é o novo teclado

O Twitter lançou uma funcionalidade nova que permite aos utilizadores partilhar vídeos e fotografias de forma mais fácil.

A nova funcionalidade é uma extensão natural que pode tornar o Twitter mais relevante naquilo que é a partilha e pesquisa visual, que são bastante fortes nos serviços do Snapchat e do Instagram.

Além disso, pode ser interessante para impulsionar também o negócio de publicidade.


Spotify VS Apple

O Spotify apresentou uma queixa contra a Apple por concorrência desleal, pela comissão de 30% que a Apple cobra nas subscrições que são feitas na app do Spotify para iOS e também pela inibição de comunicar, diretamente, aos utilizadores que podem fazer estas compras fora da App Store.

A Apple respondeu com um comunicado no seu site e explicou que o Spotify e outras aplicações beneficiaram do ecossistema da App Store para ganharem escala.

Este duelo demonstra a força e a importância das infraestruturas digitais na estratégia de negócio dos GAFA, como é o caso da App Store que dá legitimidade à Apple para cobrar uma “portagem” a quem quer utilizar as suas “autoestradas digitais” para acelerar negócios.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

WeChat: The shape of connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.