Skip links

Instagram permite fazer compras nos posts

Por Nuno Ribeiro, Country Manager da FABERNOVEL

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.


 

Instagram permite fazer compras nos posts

O Instagram está a testar, nos Estados Unidos, uma funcionalidade que permite fazer compras diretamente nos posts. A nova opção, Checkout, melhora a experiência, sobretudo, porque evita que os utilizadores sejam redirecionados para os sites das marcas para realizar a compra.

O Instagram fica com uma percentagem de cada transação que é feita e abre, assim, uma grande oportunidade de negócio no e-commerce.

A criação deste canal direto de compra pode vir também a tornar-se uma ameaça a todas as plataformas que permitem, por exemplo, a reserva de restaurantes ou de bilhetes.

Videojogos, o novo alvo da Google

A Google lançou o Stadia, um serviço de streaming de videojogos que permite jogar jogos exclusivos online em qualquer dispositivo.

O serviço vai ser suportado pela plataforma de streaming de vídeo do YouTube e pelo serviço de cloud da Google. Uma estratégia que pode ajudar no crescimento das duas unidades de negócio.

A indústria de videojogos é o novo alvo dos GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon): todos eles estão a preparar fortes entradas neste mercado que vale 180 mil milhões de dólares, por ano.


Twitter, a câmara é o novo teclado

O Twitter lançou uma funcionalidade nova que permite aos utilizadores partilhar vídeos e fotografias de forma mais fácil.

A nova funcionalidade é uma extensão natural que pode tornar o Twitter mais relevante naquilo que é a partilha e pesquisa visual, que são bastante fortes nos serviços do Snapchat e do Instagram.

Além disso, pode ser interessante para impulsionar também o negócio de publicidade.

https://twitter.com/Twitter/status/1105815777616191489

Spotify VS Apple

O Spotify apresentou uma queixa contra a Apple por concorrência desleal, pela comissão de 30% que a Apple cobra nas subscrições que são feitas na app do Spotify para iOS e também pela inibição de comunicar, diretamente, aos utilizadores que podem fazer estas compras fora da App Store.

A Apple respondeu com um comunicado no seu site e explicou que o Spotify e outras aplicações beneficiaram do ecossistema da App Store para ganharem escala.

Este duelo demonstra a força e a importância das infraestruturas digitais na estratégia de negócio dos GAFA, como é o caso da App Store que dá legitimidade à Apple para cobrar uma “portagem” a quem quer utilizar as suas “autoestradas digitais” para acelerar negócios.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

WeChat: The shape of connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: