Apple Pay chega a Portugal

Por Nuno Ribeiro, Country Manager da FABERNOVEL Portugal

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Apple Pay chega a Portugal

O Apple Pay já está disponível em Portugal, para já, apenas nos serviços das startups fintech Revolut e Monese e do banco online N26.

É de esperar que, em breve, os bancos portugueses permitam também associar os seus cartões ao Apple Pay.

O serviço é compatível com os terminais que já aceitam a tecnologia contactless para pagamento em loja, e também é possível utilizar o Apple Pay para o pagamento em lojas e serviços online.

Amazon lança loja online para profissionais da indústria de beleza

A Amazon Business lançou uma loja online para a venda de produtos de várias marcas a profissionais da indústria de beleza, como cabeleireiros e esteticistas.

Com a inclusão desta categoria, a Amazon reforça o seu posicionamento no mercado B2B de produtos de beleza.

A vasta seleção, o preço competitivo e a rapidez de entrega são fortes argumentos para atrair as empresas e profissionais a comprar na sua plataforma.

YouTube permite testar cosmética virtualmente

O YouTube lançou a AR Beauty Try-On, uma nova funcionalidade de realidade aumentada que permite testar, virtualmente, produtos de cosmética exibidos em tutoriais.

Esta funcionalidade é disponibilizada através da plataforma Famebit by YouTube, destinada a influencers, e permite efetuar diretamente no vídeo a compra dos produtos.

Este é mais um investimento da Google para impulsionar o negócio de e-commerce e de publicidade, aproveitando a forte audiência e envolvimento dos utilizadores do YouTube.

Slack entra em bolsa

O Slack entrou em bolsa e atingiu, no primeiro dia, uma valorização de quase 20 mil milhões de dólares (quase o triplo da última valorização).

Depois do Spotify, o Slack é a segunda empresa a optar por uma entrada direta, permitindo aos investidores iniciais vender as suas ações, sem captar investimento para a empresa.

O Slack é um interessante caso e foi objeto do recente estudo da FABERNOVEL Slack, the future workplace, que explora as três estratégias que explicam o segredo do sucesso do Slack.

 


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.