Uber lança App de trabalhos temporários

Por Sandra Lucas Ribeiro, COO da FABERNOVEL Portugal

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

 

Uber lança App de trabalhos temporários

A Uber lançou a Uber Works. É o modelo que já conhecemos de agregação da procura e da oferta, desta vez, para ligar freelancers a empresas. As ofertas de trabalho temporário são várias, como para restaurantes, bares e eventos.

Tal como na Uber, a App regista a hora de entrada, de saída e de descanso do colaborador e, claro, não dispensa a avaliação 5 estrelas, assim que é concluída a prestação do serviço.

Para já, só está disponível para testes em Chicago, nos Estados Unidos.

SpaceX apresenta nave espacial para viagens à Lua e a Marte

A SpaceX, a empresa de exploração espacial liderada por Elon Musk, apresentou a Starship, uma nave espacial reutilizável que vai permitir fazer viagens tripuladas à Lua e a Marte, bem como o transporte de cargas de grande porte.

A Starship promete também revolucionar viagens entre cidades: uma viagem entre Nova Iorque e Xangai poderá demorar apenas 40 minutos, por exemplo.

E se pensa que isto tudo é ficção científica, saiba que o objetivo da SpaceX é colocar esta nave em órbita daqui a 6 meses e começar a fazer voos de teste tripulados dentro de 1 ano.


PayPal entra na China

A PayPal tornou-se a primeira plataforma estrangeira a oferecer serviços de pagamentos online na China, através da compra de 70% das ações da GoPay.

A GoPay é uma plataforma chinesa que, tal como a PayPal, permite às marcas integrar nos seus sites uma opção de pagamento alternativa aos cartões de crédito.

Esta compra permitirá à PayPal conquistar uma fatia do mercado de pagamentos digitais na China, que atualmente é dominado pelo Alipay, da Alibaba, e pelo WeChat Pay, da Tencent.

Amazon “abre” a retalhistas tecnologia para lojas automatizadas

A Amazon vai disponibilizar a outros retalhistas, a tecnologia que desenvolveu para automatizar a Amazon Go, supermercados que não têm caixas de pagamento.

Para além de gerar uma nova fonte de receita, o grande objetivo da Amazon é recolher dados de consumo e conhecer ainda melhor os hábitos de compra offline dos seus clientes, tudo isto, sem a necessidade de expandir a sua própria infraestrutura de lojas Amazon Go.

Tesla compra DeepScale

A Tesla comprou a DeepScale, uma startup californiana especializada no desenvolvimento de inteligência artificial para carros autoguiados.

A aquisição é relevante para acelerar os progressos da tecnologia da Tesla e cumprir a sua visão de lançar, em 2020, um serviço de táxis autoguiados, num modelo em que os seus clientes vão poder disponibilizar e rentabilizar os seus carros quando não os estão a utilizar.

Instagram lança App de messaging camera-first

O Instagram lançou a Threads, uma aplicação para trocar mensagens, fotografias e vídeos só com amigos.

A grande novidade está a usabilidade. A app abre diretamente a câmara do smartphone, com atalhos que permitem enviar instantemente fotos e vídeos aos amigos selecionados.

Os utilizadores podem também definir estados sobre o que estão a fazer (como “ocupado”, “a estudar”, “no ginásio”) ou autorizar que o Instagram as mostre automaticamente com base na geolocalização.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

 

Tagged with: