SpaceX prepara o lançamento de mais 30 mil satélites

Por Nuno Ribeiro, Country Manager da FABERNOVEL Portugal

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

 

SpaceX prepara o lançamento de mais 30 mil satélites

A SpaceX, a empresa de exploração espacial liderada por Elon Musk, submeteu um novo pedido para colocar no Espaço mais 30 mil satélites para o fornecimento de Internet a todo o mundo, a somar aos 12 mil satélites já autorizados.

Através da constelação de satélites Starlink, a SpaceX deixará de ser apenas uma empresa aeroespacial para ser a primeira operadora de telecomunicações a fornecer acesso à Internet por satélite a todo o planeta. Ou seja, uma forte ameaça a todos os operadores de telecomunicações.

Uber investe em startup de distribuição de produtos de supermercado

A Uber vai adquirir uma participação maioritária na Cornershop, uma startup de distribuição de produtos de supermercado de vários retalhistas, que opera no Chile, México, Peru e Canadá.

A empresa está a tentar dar resposta às várias necessidades do nosso dia-a-dia, permitindo, através de um clique, chamar um motorista, pedir uma refeições e, futuramente, receber as compras de supermercado em casa.

Com a entrada nesta área de negócio, a Uber torna-se concorrente da AmazonFresh e da Instacart.

Amazon permite pagar contas por voz na Índia

A Amazon lançou uma funcionalidade que permite aos utilizadores, na Índia, pagar as contas de eletricidade, água, gás e de serviços de telecomunicações através de comandos de voz.

Isto vai ser possível através de qualquer dispositivo com a assistente virtual da Amazon.

Esta melhoria da conveniência é mais uma forma de incentivar a utilização da sua plataforma de pagamentos Amazon Pay.

LinkedIn lançou Events

O LinkedIn lançou o Events, uma nova funcionalidade que permite criar, convidar e participar em eventos profissionais em espaços físicos, como meetups e workshops.

Antes do lançamento a nível global, vai, inicialmente, estar disponível nos mercados de língua inglesa.

Ao facilitar interações através dos eventos, o LinkedIn fortalece o envolvimento entre a sua comunidade de 650 milhões de utilizadores e torna a sua plataforma mais relevante.

 


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.