Voltar ao topo

SpaceX prepara o lançamento de mais 30 mil satélites

Por Nuno Ribeiro, Country Manager da FABERNOVEL Portugal

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

 

SpaceX prepara o lançamento de mais 30 mil satélites

A SpaceX, a empresa de exploração espacial liderada por Elon Musk, submeteu um novo pedido para colocar no Espaço mais 30 mil satélites para o fornecimento de Internet a todo o mundo, a somar aos 12 mil satélites já autorizados.

Através da constelação de satélites Starlink, a SpaceX deixará de ser apenas uma empresa aeroespacial para ser a primeira operadora de telecomunicações a fornecer acesso à Internet por satélite a todo o planeta. Ou seja, uma forte ameaça a todos os operadores de telecomunicações.

Uber investe em startup de distribuição de produtos de supermercado

A Uber vai adquirir uma participação maioritária na Cornershop, uma startup de distribuição de produtos de supermercado de vários retalhistas, que opera no Chile, México, Peru e Canadá.

A empresa está a tentar dar resposta às várias necessidades do nosso dia-a-dia, permitindo, através de um clique, chamar um motorista, pedir uma refeições e, futuramente, receber as compras de supermercado em casa.

Com a entrada nesta área de negócio, a Uber torna-se concorrente da AmazonFresh e da Instacart.

Amazon permite pagar contas por voz na Índia

A Amazon lançou uma funcionalidade que permite aos utilizadores, na Índia, pagar as contas de eletricidade, água, gás e de serviços de telecomunicações através de comandos de voz.

Isto vai ser possível através de qualquer dispositivo com a assistente virtual da Amazon.

Esta melhoria da conveniência é mais uma forma de incentivar a utilização da sua plataforma de pagamentos Amazon Pay.

LinkedIn lançou Events

O LinkedIn lançou o Events, uma nova funcionalidade que permite criar, convidar e participar em eventos profissionais em espaços físicos, como meetups e workshops.

Antes do lançamento a nível global, vai, inicialmente, estar disponível nos mercados de língua inglesa.

Ao facilitar interações através dos eventos, o LinkedIn fortalece o envolvimento entre a sua comunidade de 650 milhões de utilizadores e torna a sua plataforma mais relevante.

 


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.