
I.A. da DeepMind apoia investigação sobre coronavírus
Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL Lisboa
Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
I.A. da DeepMind apoia investigação sobre coronavírus
A inteligência artificial da DeepMind, uma unidade da Google, está a ser utilizada para aumentar o conhecimento dos investigadores sobre o COVID-19, a nova variante de vírus da família coronavírus.
Através de um sistema de deep learning, a empresa revelou previsões sobre a estrutura de proteínas associadas ao vírus que, de outra de forma, poderiam levar meses a identificar.
Os dados estão disponíveis publicamente e, por isso, qualquer investigador pode ter acesso.
Today we're sharing structure predictions for six proteins associated with the virus that causes COVID-19, generated by the most up-to-date version of our AlphaFold system. We hope this contributes to the research community’s understanding of the virus:https://t.co/jW0SIA2b1F pic.twitter.com/VelyywLsDu
— Google DeepMind (@GoogleDeepMind) March 5, 2020
Netflix reforça produção de conteúdos em África
A Netflix está a reforçar a aposta na produção de conteúdos em África, através de uma nova parceria com a UpperRoom Productions, para a produção de filmes no continente.
A plataforma de streaming de vídeo entrou em África em 2016 e este ano lançou a primeira série original africana “Queen Sono“.
Os serviços de vídeo on-demand em África geraram uma receita de 183 milhões de dólares em 2019 e é esperado que em 2025 a receita supere os mil milhões de dólares.
Amazon comercializa tecnologia para lojas automatizadas
Depois de abrir o seu próprio supermercado sem caixas de pagamento, a Amazon está a vender a outros retalhistas a tecnologia que utiliza neste supermercado automatizado.
A tecnologia chama-se “Just Walk Out“ e, através de vários sensores, permite monitorizar tudo o que é retirado das prateleiras. Desta forma, os clientes podem validar a entrada na loja com o smartphone, colocar no cesto o que pretendem comprar e sair sem ter de esperar na fila para pagar.
Esta pode vir a ser mais uma fonte de receitas relevante para a Amazon, tal como aconteceu com o serviço cloud Amazon Web Services, que Amazon começou por utilizar in house e depois comercializou a outras empresas.
Ant Financial investe em startup sueca Klarna
A Ant Financial, a empresa de serviços financeiros da chinesa Alibaba, adquiriu uma participação minoritária na Klarna.
Esta startup fintech sueca oferece diferentes soluções de pagamento online para retalhistas e consumidores.
A tecnologia da Klarna é utilizada por mais de 200 mil retalhistas em todo o mundo, incluindo a AliExpress, a Ikea, a Adidas, a Spotify, a Nike e a Farfetch.
GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.
Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).
Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.
ESTUDOS GAFAnomics®:
The We Company: is real estate a disruptable industry?
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn: A rede séria
Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: