Apple lança site e App para triagem da Covid-19

Por Nuno Ribeiro, Portugal Country Manager da FABERNOVEL

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

 

Apple lança site e App para triagem da Covid-19

A Apple lançou um site e uma aplicação que permitem fazer a triagem de sintomas da Covid-19 e receber orientações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos sobre como atuar.

A avaliação é feita com base em fatores de risco e nos sintomas, permitindo perceber se é recomendável ou não fazer um teste.

Esta triagem também pode ser feita através da assistente virtual Siri.

O site e a aplicação incluem também atualizações sobre a evolução da pandemia, boas práticas e respostas a questões frequentes.

Facebook liga voluntários a quem precisa de ajuda

A Facebook vai lançar uma nova funcionalidade que permitirá pedir ou oferecer ajuda aos vizinhos para ir buscar compras de supermercado ou fazer um recado, por exemplo. Será particularmente importante para pessoas idosas ou com necessidades especiais, numa altura em que as restrições de circulação afetam sobretudo estas pessoas.

Inicialmente, vai ser lançada nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Austrália, mas brevemente vai estar disponível em mais países.

Alipay vai integrar serviços de terceiros

O Alipay, um dos maiores sistemas de pagamentos da China, vai integrar na aplicação serviços de outras empresas, incluindo serviços de entrega de alimentos e serviços médicos.

O objetivo é impulsionar, assim, a transformação digital e a economia chinesa integrando 40 milhões de prestadores de serviços, até 2023.

Com este movimento estratégico, o Alipay está a criar um ecossistema relevante de serviços centrado na plataforma de pagamentos que irá reforçar o seu  posicionamento no mercado Chinês.

Baidu cria subsidiária Baidu Health

Chatbot da Baidu lançado em 2016.

A Baidu, uma Google chinesa, criou a Baidu Health, uma nova subsidiária na área da saúde que vai incluir o desenvolvimento de software e a venda de produtos de cosmética, materiais de higienização e equipamentos médicos.

A criação desta nova unidade de negócio foi impulsionada pela pandemia a que a Baidu respondeu de imediato com a disponibilização de uma aplicação de telemedicina.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

The We Company: is real estate a disruptable industry?
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Tagged with: