
A Google vai transformar o ensino?
Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL Lisboa
Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
A Google vai transformar o ensino?
Chamam-se Google Career Certificates e podem transformar o futuro do trabalho e do ensino. A Google lançou um conjunto de cursos certificados que ensinam competências em profissões com elevada procura, incluindo Data Analyst, Project Manager, UX designer e IT support specialist.
Totalmente desenvolvidos pela Google, estes cursos têm a duração de 6 meses e estão disponíveis através da plataforma de formação online Coursera.
A Google vai financiar 100 mil bolsas de estudos e apoiar a integração no mercado de trabalho, dando aos alunos a opção de partilhar diretamente informações profissionais com empresas nos EUA, como a Walmart, a Intel, o Bank of America e a própria Google.
Verily entra nos seguros de saúde
A Verily, uma empresa que desenvolve soluções na área da saúde e que pertence à Alphabet, a holding que detém a Google, prepara-se para criar uma oferta de seguros de saúde para empresas, através da nova subsidiária Coefficient Insurance, e vai contar com a parceria da resseguradora suíça Swiss Re.
Os seguros vão destinar-se a empresas que dependem de capitais próprios para suportar as despesas de saúde dos colaboradores.
A avaliação de risco vai ser feita com base nos dados e tecnologia da Verily, que vão permitir personalizar os seguros e está também planeada a criação de novos modelos de pagamento.
Amazon lança pulseira inteligente
A Amazon apresentou uma novidade nos wearables ligados à saúde: lançou a Halo, uma pulseira inteligente que terá o preço de 100 dólares e que monitoriza métricas de saúde e bem-estar.
A pulseira está conectada a uma aplicação onde é possível aceder à análise da composição corporal (com indicação da massa gorda e peso) e inclui também a monitorização do sono, da atividade física e a análise ao tom voz para identificar a energia e positividade na voz.
A Halo tem um serviço de subscrição associado, com um custo de 4 dólares por mês, mas é possível comprar a pulseira sem subscrever o serviço e ter acesso apenas a algumas funcionalidades, incluindo a monitorização do sono, do batimento cardíaco e do número de passos diários.
Apple compra Mobeewave
A Apple comprou a Mobeewave, uma startup canadiana que desenvolveu uma tecnologia que transforma smartphones em terminais de pagamento. O valor da compra não foi divulgado, mas os rumores apontam para 100 milhões de dólares.
Através do sistema da Mobeewave, que funciona com uma aplicação e através da tecnologia NFC, a Apple pode vir a transformar os iPhones em terminais de pagamento e permitir pagamentos contactless em mais sítios do que nunca.
Por isso, é também de esperar que esta tecnologia seja um impulsionador da utilização do sistema de pagamentos móveis Apple Pay.
GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.
Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).
Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.
ESTUDOS GAFAnomics®:
The We Company: is real estate a disruptable industry?
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn: A rede séria
Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: