• A startup portuguesa Reckon desenvolveu uma solução de inteligência artificial, que permite uma experiência “grab and go” em lojas, sem passar por filas nas caixas de pagamento. 
  • Esta solução tecnológica foi implementada numa loja da cadeia Pingo Doce. 

Fundada em 2017 por Ana Pinto e Paulo Ribeiro, a Reckon tem como objetivo ajudar os retalhistas tradicionais a melhorar a experiência dos clientes e a competir com lojas de retalhistas tecnologicamente mais avançados, como é o caso, por exemplo, da Amazon Go.

Esta startup portuguesa desenvolveu uma solução de inteligência artificial e visão computacional, que permite uma experiência “grab and go”, sem passar por filas nas caixas de pagamento. 

Esta solução combina um expositor com câmaras e sensores de peso integrados. Desta forma, determina todos os produtos que são retirados e identifica as movimentações do cliente. É possível, ainda, reconhecer e controlar todos os artigos que estão disponíveis, para saber o seu stock em tempo real.

A tecnologia desenvolvida pela Reckon combina diversos algoritmos de inteligência artificial que podem ser rapidamente escaláveis e que conseguem alcançar maior precisão na prevenção de fraude.

O Pingo Doce da Nova School of Business and Economics foi a primeira implementação da tecnologia Reckon.ai. Para comprar neste supermercado, só precisa de ter a App “Pingo Doce & Go” instalada no seu smartphone, com um cartão de débito ou crédito associado, e a tecnologia da Reckon faz o resto.