Apple: Resultados históricos 20 mil milhões de receitas no trimestre

A Apple apresentou ontem os resultados do trimestre (que coincide também com o final do ano fiscal), e os resultados apresentados são históricos e acima das estimativas dos analistas. As receitas do trimestre ultrapassaram os 20,34 mil milhões de dólares e os lucros 4,3 mil milhões de dólares. As vendas dos equipamentos da Apple, apresentaram também valores históricos no trimestre com o iPhone a liderar o número de unidades vendidas com 14,1 milhões, 9 milhões de iPods, 4,19 milhões de iPads (abaixo das expectativas de 4,81 milhões, por falta de capacidade da produção corresponder à procura) e 3,89 milhões de Macs (que já conquistou 10% de quota de mercado de computadores nos Estados Unidos) e 250 mil Apple TV (valor revelado durante a sessão de perguntas e respostas).

A cotação das acções da Apple (NASDAQ: AAPL) antes da apresentação de resultados atingiram, no final da sessão de bolsa de ontem, o valor também histórico de 318 dólares por acção (uma valorização de 69,1% no ano), que se traduz no valor de mercado de 290 mil milhões de dólares colocando a Apple cada vez mais próxima de se tornar a maior empresa do mundo.
Depois do entusiasmo sobre a expectativa (e especulação) dos últimos dias amanhã a cotação apresenta no pré-mercado uma tendência de descida (de mais de 6%).

Em declarações ao canal Bloomberg, Brian Marshall da Gleacher & Company, mantêm a recomendação de compra com um price target de 345 dólares nos próximos 12 meses:

Na próxima quarta (às nossas 18 horas), o anunciado evento: “Back to the Mac”  onde se espera a apresentação do novo sistema operativo OS X e o do novo MacBook Air vão certamente animar positivamente a cotações da Apple.

Análise de resultados no trimestre (Q4 Homólogo) – 2010 Vs 2009

Dólares
2010 (Setembro)
2009 (Setembro)
Variação
Receitas (Mil Milhões)
20.343
12.207
+ 66,65%
Lucro (Mil Milhões)
4.308
2.532
+ 70,14%
Lucro por Acção
4,71
2,532
+86,02%

Análise de resultados no trimestre Q 4 Real Vs Estimativas

Dólares
2010
2010 (Estimativa)
Variação
Receitas (Mil Milhões)
20.343
14.750
+ 13,02%
Lucro por Acção
4,71
3,44
+36,92%

Acumulado do ano (Doze Meses – homólogo) – 2010 Vs 2009

Dólares
2010
2009
Variação
Receitas (Mil Milhões)
65.225
42.905
+52,02%
Lucro (Mil Milhões)
14.013
8.235
+ 70,16%
Lucro por Acção
15,41
9,22
+67,14%

Como habitualmente, os resultados foram apresentados pelo CFO – Petter Oppenheimer e o COO – Tim Cook. Mas com resultados tão expressivos Steve Jobs não resistiu e também esteve presente nesta apresentação de resultados histórica onde foi ultrapassada a barreira dos 20 mil milhões de dólares de facturação num trimestre.

E claro, Steve Jobs não resistiu a fazer a análise, retirar conclusões, provocar com truques Ninja os concorrentes 🙂 e a deixar recados aos programadores, editores e accionistas. Aqui ficam as mais relevantes:

Sobre a RIM e a quota de mercado dos Blackberry:

We’ve now passed RIM, and I don’t see them catching up with us.

Sobre o número de activações de Android e aplicações disponíveis:

What about Google? Activating 200,000 Android devices per day, and 90,000 apps in App store. Apple activated about 275,000 iOS devices per day over past 30 days, with peak around 300,0000 on some of those days. With 300,000 apps on App Store. No solid data for Android phone shipments. Google loves to characterize Android as open, and iOS and iPhone as closed. We find this a bit disingenuous.

Sobre os diversos ecosistemas baseados em Android, fica a mensagem para os programadores e editores:

TwitterDeck contends that it has to deal with over 100 versions of Android, and over 200 handsets. Makes this much more complicated. And this is for handsets that have been shipped less than 12 months ago. Compare this with iPhone, with 2 versions to test against. Amazon, Verizon, and Vodafone have all created their own app stores. This is going to be a mess for both users and developers.

Ouça Steve Jobs, em discurso directo sobre o Android:

 

Sobre anunciada avalanche de tablets PC´s que vão entrar no mercado:

Nearly all use 7-inch screen. One thinks this would offer 70% of benefits of 10-inch screen. But it’s only 45% as large as the iPhone’s 10-inch screen. If you cut iPad screen in half, that’s what you’re looking at. Not enough for good tablet apps. You’d also need to include sandpaper so people could make their fingers smaller. We think 10-inch screen size is minimum to create great tablet apps.

Even Google is telling tablet companies to wait for new release of Android next year. What does it mean when software supplier says not to use software for tablets, and you ignore them and use it anyway? New tablets won’t have any apps. And competitors having a hard time coming close to pricing, even with cheaper, smaller screens. These new tablets will be DOA: Dead on arrival.
Sounds like lots of fun ahead. 🙂

Sobre a performance do “hobby” Apple TV:

Can report that in just a very short amount of time, already sold 250,000 Apple TVs.

Quando questionado sobre a grande liquidez de mais de 75 mil milhões de dólares (com 41 mil milhões de activos de curto e médio), e sobre a possibilidade de distribuir dividendos aos accionistas:

We strongly believe that one or more strategic opportunities may come along. Very disciplined with use of cash, don’t do stupid acquisitions. We’d like to continue to keep our powder dry, we feel one or more strategic opportunities in the future. That’s the biggest reason.

No site da Apple estão disponíveis os resultados e o registo sonoro de toda a apresentação  – Clique Aqui

 

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