A Altice adquiriu a empresa de publicidade em vídeo online Teads, por 307 milhões de dólares. A aquisição segue os passos de outros operadores de telecomunicações que tem comprado empresas com tecnologia ligada à publicidade: a Verizon comprou a AOL e a Yahoo!; a Singtel comprou a Turn; e a Telenor a Tapad.
O marketplace de vídeo publicitário online da Teads atrai mais de 1,2 mil milhões de visitantes únicos e a empresa tem uma relação próxima com os grandes anunciantes a nível mundial e parcerias com mais de 500 publishers. Para a Altice, esta é uma forma de se aproximar dos produtores de conteúdos, numa altura em que as Telco tendem a fundir-se com empresas de Media.
No entanto, este é sobretudo um posicionamento que permite à Altice expandir o seu negócio de publicidade com uma proposta de valor para as marcas e agências e para a indústria de Media, programadores e distribuidores, que passa por uma publicidade data-driven e em diferentes canais (TV, digital, mobile e tablets).
O negócio de publicidade da Altice gera entre 700 a 750 milhões de euros e usufrui do conhecimento que a empresa tem sobre os seus clientes, através dos dados que recolhe, nomeadamente hábitos de visualização de conteúdos. A anterior aquisição pela Altice da startup Audience Partner, que oferece soluções de publicidade data-driven para múltiplos ecrãs, enriquece a oferta na segmentação de publicidade da Teads.
Já a Teads é pioneira num formato de anúncios em vídeo que podem surgir integrados em qualquer conteúdo de uma página web (inRead).
Pocisionando-se como um operador de telecomunicações, distribuidor de conteúdos e de publicidade, à semelhança do que fez a Verizon com a compra da AOL e Yahoo!, a Altice passa a ter mais argumentos para concorrer com o Google e Facebook.
Também os publishers e conglomerados de TV estão a unir forças para concorrer os gigantes da publicidade online. É o caso da Condé Nast que criou uma parceria com a NBC Universal e com a Vox Media para a venda de anúncios nas plataformas digitais dos 3 grupos. A Condé Nast juntou-se, assim, ao Concert, o marketplace de publicidade criado pela NBC Universal e pela Vox Media.
Em Portugal, vários meios de comunicação (Cofina, Global Media Group, Impresa, Media Capital e Renascença) vão lançar uma plataforma de segmentação de audiências (através de um registo único o utilizador poderá aceder às plataformas digitais de todos estes meios de comunicação). Será viável uma parceria com a Altice, uma vez que esta possui uma plataforma de distribuição de publicidade com dimensão internacional? O que permite mesmo em broadcast e on-demand a distribuição de publicidade segmentada através da Boxes de TV do MEO, SFR (em França), etc. assim como para SetTop Box (Apple TV, FireTV,…) e SmartTV´s.
E a confirmarem-se os recentes rumores de que a Altice pode estar a avaliar a aquisição de grupos de Media nacional (com estações de televisão), a concretizar-se será a inteligente integração total na cadeia de valor: Serviços de telecomunicações, produção de conteúdos e distribuição de publicidade (multiplataforma).
Aguardamos cenas dos próximos capítulos…
A Foundation Alloy é uma empresa dos Estados Unidos que desenvolveu um novo processo para…
Larry Page, empresário americano e ex- CEO da Google
Apple compra startup SigScalr | X facilita integração com AI
O OLTO é um ciclomotor elétrico desenvolvido para a mobilidade urbana, com autonomia até 65…
WhatsApp passa a permitir chamadas na versão Web | X Money chega aos Estados Unidos
Neste Weekend, sugerimos-lhe a mais desconcertante e politicamente acalorada entrevista dos últimos tempos de Elon…