Skip links

DESTAQUES GAFANOMICS® [12/FEV/2018]

#ancora1 #ancora2

06-PATRICIA-CIRCULAR

 

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL INNOVATE Lisboa

“Destaques GAFAnomics®” é uma compilação dos artigos mais importantes partilhados internamente pela equipa da FABERNOVEL.

SpaceX fez História

SpaceX-falcon-heavy

A SpaceX abriu um novo capítulo na exploração espacial ao lançar com sucesso o foguetão reutilizável mais poderoso do mundo: permite transportar uma elevada carga (60 toneladas) para o Espaço e com custos mais reduzidos. Este foguetão levou um Tesla Roadster de Elon Musk, conduzido pelo “Starman” ao som da música “Life on Mars?”, de David Bowie, tornando-se assim o primeiro objeto criado na terra a “circular” no planeta vermelho. Para Elon Musk, até aqui os lançamentos espaciais eram uma “seca” e, por isso, quis mostrar que é possível haver divertimento… e claro marketing. O Tesla tornou-se o primeiro automóvel espacial e foi notícia nos media de todo o mundo.

https://www.instagram.com/p/Be6VZEzgAEk/

Porque é que este lançamento pode ser um game changer para a SpaceX? É uma potencial fonte de receitas, dando vantagem na negociação de contratos com a Nasa, exército norte-americano ou outras empresas privadas, para o lançamento de satélites. Além disso, pode permitir um regresso à Lua, a criação do sistema de transporte interplanetário com que Elon Musk pretende colonizar Marte em 2024 e permitir viagens de longa distância, em menos de 1 hora, na Terra.

Pode (re)ver aqui o vídeo da SpaceX do lançamento do foguetão Falcon Heavy:

Apple e Amazon deixam Spotify encurralado

spotify-strugging

O Spotify prepara-se para uma entrada em bolsa diferente, que permite aos seus atuais acionistas vender diretamente ações no mercado aberto. Mas será que vai conseguir sobreviver aos resultados negativos e à ameaça permanente da Apple e da Amazon? 

A Apple Music está prestes a ultrapassar o Spotify, nos Estados Unidos, em número de subscritores e o seu crescimento será acelerado pelas vendas de iPhones e, agora, do HomePods. A Amazon, através do seu programa de fidelização Amazon Prime onde inclui o serviço Amazon Music, está também a aumentar o número de utilizadores da Amazon Music.

O Spotify está numa posição vulnerável e terá de encontrar uma forma de rentabilizar a sua audiência, senão nem a entrada em bolsa vai ser capaz de proteger o serviço de streaming se a Apple ou a Amazon decidirem entrar numa guerra de preços…

Google entra na indústria de videojogos?

google-games

A Google prepara-se para lançar o Yeti, um serviço de streaming de jogos por assinatura, que oferece aos subscritores uma lista de jogos que podem jogar remotamente (uma espécie de consola virtual remota).

A Google já criou alguns hubs domésticos, como é o caso da smart speaker Google Home e do Google Chromecast (streaming de conteúdos de vídeo).

Será que este serviço vai dar origem à criação de uma consola “Made by Google”? A empresa tem mostrado que quer fazer do hardware mais do que um hobby e é muito provável que o futuro da sua divisão de hardware venha a envolver jogos. Recentemente, a Google contratou Phill Harrison, um ex-executivo da Sony (Playstation) com 20 anos de experiência na indústria dos videojogos, e integrou na sua equipa 2 mil engenheiros da HTC.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
DUMITA – Baidu, Xiaomi, Tencent e Alibaba (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na NetworkEconomy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL INNOVATE: