Voltar ao topo

Amazon vai lançar satélites para fornecer internet

Por Nuno Ribeiro, Country Manager da FABERNOVEL Portugal

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Amazon vai lançar satélites para fornecer internet

A Amazon vai lançar para o Espaço uma constelação com mais de 3 mil satélites para o fornecimento de internet.

O objetivo é conseguir fornecer internet em locais onde o acesso é mais dificil ou inexistente, em breve todo o planeta estará conectado.

O projeto chama-se Kuiper e é muito provável que venham a ser utilizados os foguetões da Blue Origin, a empresa de exploração espacial de Jeff Bezos, para fazer estes lançamentos.

O Espaço é uma nova área de negócio para os GAFA e, no caso particular do fornecimento de internet, várias empresas estão nesta corrida, incluindo a SpaceX, de Elon Musk, o Facebook, a Google e a OneWeb, que é financiada pela gigante japonesa Softbank.

Empresa de drones da Google recebe aprovação para entregas

A Wing, a empresa de drones da Alphabet, recebeu aprovação para lançar um serviço de distribuição de encomendas, em Camberra, na Austrália, que terá parcerias com negócios locais.

A Wing estima que as entregas por drones possam representar entre 30 a 40 milhões de dólares australianos para as empresas da região e que, em 2030, os drones vão fazer 25% das entregas.

Apple ultrapassa Spotify nos EUA

A Apple Music ultrapassou, pela primeira vez, o Spotify em número de subscritores pagantes, nos Estados Unidos, onde ultrapassou os 28 milhões de subscritores pagantes.

A nível mundial, o Spotify continua a ter uma base maior de subscritores pagantes, mas à medida que a Apple fortalece a sua oferta de serviços de TV, jogos e informação é provável que mais utilizadores adiram ao seu ecossistema.

Apple Music VS Spotify: Número de subscritores pagantes em todo o mundo

Fliggy permite comprar online produtos duty-free

A Fliggy, a plataforma de viagens online do grupo Alibaba, lançou o Fliggy Buy, um serviço que permite aos utilizadores chineses comprar online produtos em lojas duty-free e de retalhistas internacionais, antes de viajar.

O objetivo é que os clientes possam adquirir os produtos online e recolhê-los, mais tarde, quando chegam a um destino internacional.

Desta forma, a Fliggy cria uma plataforma de e-commerce que gera valor para os utilizadores e para os comerciantes, que podem rentabilizar o crescente número de turistas chineses (em 2018 fizeram 140 milhões de viagens para o estrangeiro).

 


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.