
Uber entra em bolsa
Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL Lisboa
Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.
Uber entra em bolsa
A tão aguardada entrada da Uber em bolsa concretizou-se, com a empresa a atingir uma capitalização bolsista de 69 mil milhões de dólares, no primeiro dia de negociação, o que é claramente abaixo das expectativas dos analistas que apontavam para entre 80 e 90 mil milhões de dólares.
O ano de 2019 ficará marcado como um ano único, na última década, pela quantidade de IPOs de empresas tecnológicas. A Uber sucede ao Spotify, à Lyft ao Pinterest e à Jumia mas, para 2019, estão ainda previstas mais duas entradas em bolsa: a do Slack e a do Airbnb.
Google reforça integração de IA e realidade aumentada em serviços
A Google anunciou no evento para programadores Google I/O novas funcionalidades de inteligência artificial e de realidade aumentada nos seus serviços.
Já está disponível nos smartphones Pixel a funcionalidade de realidade aumentada do Google Maps que permite apontar a câmara do smartphone e ver indicações de como chegar a pé a um destino.
A realidade aumentada vai ser também integrada nas pesquisas em mobile para ver, por exemplo, com mais detalhe produtos antes de os comprar, e para para saber quais são os pratos mais populares em restaurantes. Vai ser possível apontar a câmara do smartphone para ver fotos dos pratos e as avaliações feitas no Google Maps.
Today's special: Google Lens. 🍽️ Automatically highlighting what's popular on a menu, when you tap on a dish you can see what it looks like and what people are saying about it, thanks to photos and reviews from @googlemaps. #io19 pic.twitter.com/5PcDsj1VuQ
— Google (@Google) May 7, 2019
WhatsApp prepara expansão internacional dos pagamentos
O WhatsApp vai desenvolver uma nova funcionalidade de pagamentos na aplicação, através da contratação de uma equipa de cerca de 100 colaboradores.
Este anúncio faz parte da expansão internacional que o Facebook está a preparar para o serviço de pagamentos do WhatsApp, que tem vindo a ser testado na Índia, que é o seu principal mercado com mais de 200 milhões de utilizadores.
Amazon testa plataforma para o transporte de mercadorias
A Amazon está a testar um serviço online que permite a contratação de camionistas para o transporte de mercadorias.
Para já, só está disponível em alguns Estados dos Estados Unidos e inclui apenas transportadores selecionados pela Amazon.
O serviço é uma forma de melhorar a gestão de operações de logística e de entrar num mercado lucrativo em que a Uber também está a investir através do Uber Freight.
Youtube lança nova funcionalidade para e-commerce
O YouTube começou a testar uma funcionalidade que disponibiliza recomendações de produtos e preços, com links que apontam para a plataforma de e-commerce Google Express para efetuar a compra.
Esta é mais uma tentativa de desafiar a Amazon no e-commerce, por outro lado, a Amazon está a conquistar território à Google na publicidade online.
GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.
Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).
Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.
ESTUDOS GAFAnomics®:
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn: A rede séria
Que tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: