
Tesla lidera mercado de carros elétricos em Portugal
Por Sandra Lucas Ribeiro, COO FABERNOVEL Portugal
Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.
Tesla lidera mercado de carros elétricos em Portugal
A Tesla destronou a Nissan e tornou-se líder no mercado de carros 100% elétricos em Portugal, com 1.143 carros vendidos na primeira metade de 2019.
Em junho, a empresa de Elon Musk vendeu 432 carros, conquistando uma quota de mercado de 49,3% e uma quota de 29,3% no acumulado da 1ª metade de 2019.
No total, foram vendidos 3.905 carros elétricos em Portugal, um aumento de 109% em relação ao primeiro semestre de 2018.
Google Maps indica nível de ocupação dos transportes públicos
O Google Maps lançou uma nova funcionalidade, já disponível em Portugal, que indica o nível de ocupação dos transportes públicos, incluindo autocarros, comboios e metro, para ajudar a planear melhor as deslocações dentro das cidades.
Este novo indicador permitir saber, por exemplo, se existem lugares sentados ou apenas em pé.
Não deixa de ser uma estimativa que é feita com base em informações que a Google vai solicitando a outros passageiros, através da App do Maps, de forma a recolher dados sobre a afluência em diferentes transportes e trajetos durante o dia.
É uma espécie de Waze aplicada aos transportes, em que a colaboração da comunidade é determinante.
WhatsApp permite encomenda de compras
Agora, já é possível encomendar compras de supermercado através do WhatsApp. Este novo serviço está disponível no México e permite encomendar produtos da Walmart.
O lançamento de novos serviços no WhatsApp, em mercados em que a aplicação é central no dia-a-dia da população, pode ser um prenúncio de que se pode tornar uma Super App (um ponto de acesso único a vários serviços), como é o caso da App chinesa WeChat.
Para saber mais sobre o modelo de Super App, pode consultar o estudo da FABERNOVEL WeChat: The Shape of the connected China, em FABERNOVEL.pt.
Airbnb cria nova categoria de viagens de luxo
O Airbnb lançou o Airbnb Luxe, uma nova categoria de viagens de luxo com uma oferta de mais de 2 mil alojamentos em todo o mundo. Nada fica de fora, pode encontrar-se castelos em França, vilas históricas na Toscana e uma ilha privada na Polinésia Francesa.
Uma das particularidades é o facto de dar acesso a um designer de viagens, que faz o acompanhamento permanente dos hóspedes durante, a estadia, personalizando toda a experiência.
GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.
Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).
Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.
ESTUDOS GAFAnomics®:
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn: A rede séria
Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: