Voltar ao topo

Google faz progressos na computação quântica

Por Nuno Ribeiro, Country Manager da FABERNOVEL Portugal

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

 

Google faz progressos na computação quântica

A Google e a NASA “abriram a porta” da computação quântica: o computador que estão a desenvolver foi capaz de efetuar um cálculo muito complexo em 3 minutos e 20 segundos. Este cálculo, se fosse efetuado num super computador tradicional demoraria aproximadamente 10 mil anos.

O computador quântico tem o potencial de decifrar chaves criptográficas que até hoje se julgavam invioláveis.

Facebook compra CTRL-Labs

O Facebook comprou a CTRL-Labs, uma startup que desenvolveu uma pulseira inteligente que permite controlar smartphones e computadores através do pensamento.

Esta tecnologia poderá potenciar o desenvolvimento das plataformas de realidade virtual e aumentada do Facebook, incluindo a Horizon, que vai ser lançada em 2020.

Esta nova experiência social revolucionária permite aos utilizadores criar o próprio avatar e deslocar-se dentro de diferentes ambientes virtuais onde se podem reunir e interagir.

Amazon lança clínica virtual para colaboradores

A Amazon lançou a Amazon Care, uma clínica de saúde para os seus colaboradores.

A clínica inclui serviços de telemedicina e também consultas presenciais.
Os medicamentos receitados podem ser comprados imediatamente e a entrega é efetuada em casa ou podem ser recolhidos na farmácia selecionada.

Com esta clínica, a Amazon consegue otimizar os custos com seguros de saúde, melhorar a experiência dos colaboradores, aprender a gerir clínicas e avaliar a possibilidade de mais tarde alargar esta oferta aos seus clientes.

Alibaba está a testar rede social para estudantes

A Alibaba está a testar a Real, uma rede social destinada a estudantes universitários, que permite enviar mensagens, fotografias e vídeos.

A App inclui um sistema de login com reconhecimento facial e permite a edição de vídeo e imagem com filtros e stickers.

Para já, a Real só está disponível para um grupo limitado de utilizadores.

Esta é uma nova tentativa da Alibaba para entrar nas redes sociais, seguindo a tendência de lançamento de Apps destinadas a estudantes universitários.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.