Voltar ao topo

Apple, Tesla e Amazon: resultados do 4º trimestre de 2019

Por Nuno Ribeiro, Portugal Country Manager da FABERNOVEL

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Apple, Tesla e Amazon: resultados do 4º trimestre de 2019

Apple

A Apple apresentou uma receita recorde de 91,8 mil milhões de dólares, no último trimestre de 2019, com destaque para o crescimento da área de serviços, que atingiu os 12,7 mil milhões de dólares. Um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2018, que reflete a transformação que a Apple está a fazer para liderar na área de serviços digitais.

Com estes resultados, a Apple atingiu uma capitalização bolsista de 1,4 biliões de dólares, ou seja, mais do que o total das 30 maiores empresas alemãs cotadas em bolsa.

Tesla

Também a Tesla apresentou resultados recorde.
No último trimestre de 2019, vendeu 112 mil carros, totalizando 367 mil em todo o ano de 2019. Para 2020, a empresa espera entregar, pelo menos, 500 mil carros, mais 35% do que em 2019.

Do lado do financeiro, os resultados mostram um crescimento sustentado, pois é o segundo trimestre consecutivo que apresenta lucro. Neste trimestre, teve um lucro de 105 milhões de dólares.

Com estes resultados, a Tesla reforçou a sua posição como o segundo maior fabricante automóvel em capitalização bolsista, ficando apenas atrás da Toyota.

Amazon

A Amazon também superou as expectativas com uma receita de 87,4 mil milhões de dólares, no 4º trimestre de 2019.

A empresa continua a liderar nos serviços cloud com a Amazon Web Services, que apresentou um crescimento de 45% para uma receita de 5,1 mil milhões de dólares.

Outro dos destaques vai para o crescimento de 41% do negócio de publicidade digital, que atingiu uma receita de 4,78 mil milhões de dólares.

Pinterest permite testar maquiagem virtualmente

O Pinterest lançou, nos Estados Unidos, uma nova funcionalidade que permite testar virtualmente produtos de várias marcas, incluindo a Estée Lauder, a Sephora, a YSL Beauté e a Lancôme.

Numa primeira fase, vai ser possível pré-visualizar diferentes tons de baton utilizando a câmara frontal do smartphone. Para efetuar a compra, basta só deslizar o dedo no ecrã.

Esta é uma forma de o Pinterest melhorar a experiência digital de compra e recolher dados sobre os produtos que são testados por milhões de consumidores.


Instacart entra no mercado de entrega de refeições

A Instacart, uma startup americana de entrega de produtos de supermercado, lançou um novo serviço, a Instacart Meals, para a encomenda de refeições pré-preparadas.

A encomenda é feita online e pode ser recebido numa morada ou recolhida presencialmente.

O serviço foi lançado em parceria com a cadeia de supermercados americana Publix, que é responsável por 37% das encomendas feitas na Instacart nos EUA.

Grab investe na mobilidade elétrica na Indonésia

A Grab, uma Super App do sudoeste asiático que inclui serviços de motorista, anunciou a integração de carros 100% elétricos na sua frota, na Indonésia, em parceria com a Hyundai.

Nesta primeira fase de teste, vão começar por estar disponíveis, através da aplicação, 50 carros elétricos dos 500 que a empresa quer em circulação até ao final do ano.

Esta é mais uma forma de impulsionar a mobilidade elétrica e atingir o objetivo da Indonésia de ter a circular 2 milhões de carros elétricos até ao final de 2025.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.