
Facebook cria centro de informação sobre Covid-19
Por Sandra Lucas Ribeiro, COO na FABERNOVEL Lisboa
Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
Facebook cria centro de informação sobre Covid-19
O Facebook criou um centro de informação sobre a Covid-19, que recorre a várias fontes de informação como a Organização Mundial de Saúde, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças e outras fontes cujo rigor e a veracidade dos factos são inquestionáveis.
O acesso à nova página surge no topo do feed de notícias e contém orientações personalizadas para cada país. Em Portugal, as orientações estão alinhadas com a Direção Geral de Saúde.
Por outro lado, o Facebook está também a disponibilizar gratuitamente às várias organizações governamentais e aos serviços de emergência de cada país, o Facebook Workplace, uma plataforma de comunicação interna para empresas.
Tesla vai fabricar ventiladores

A fábrica da Tesla em Nova Iorque vai reabrir, mas desta vez o propósito não é fabricar carros, mas sim ventiladores para os hospitais que estão a necessitar destes equipamentos para o tratamento de doentes com Covid-19.
Enquanto a produção não avança, Elon Musk já doou a Los Angeles mais de 1.200 ventiladores que comprou na China.
Giga New York will reopen for ventilator production as soon as humanly possible. We will do anything in our power to help the citizens of New York.
— Elon Musk (@elonmusk) March 25, 2020
Apple dá acesso gratuito a livros digitais
A pensar nos que estão obrigados a ficar em casa, a Apple está a dar acesso gratuito a livros, através da aplicação Apple Books.
A oferta estende-se também a alguns audiobooks, incluindo títulos infantis como o Winnie the Pooh e o Maravilhoso Feiticeiro de Oz.
Para já, a oferta só se encontra disponível nos Estados Unidos e por um período limitado.
Didi lança serviço de recados
A Didi, um “Uber” chinês, lançou um serviço de recados que permite solicitar a entrega de quase tudo on-demand, desde produtos de supermercado, a medicamentos ou, até, flores.
O serviço esteve em fase de teste em Chengdu e Hangzhou, através da rede de motoristas do serviço Didi Chauffeur, e vai, agora, ser lançado em mais cidades chinesas.
GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.
Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).
Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.
ESTUDOS GAFAnomics®:
The We Company: is real estate a disruptable industry?
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn: A rede séria
Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: