Scroll to top

Apple e Google unem-se para evitar propagação da Covid-19

Por Nuno Ribeiro, Portugal Country Manager da FABERNOVEL

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

 

Apple e Google unem-se para evitar propagação da Covid-19

Para evitar a propagação da Covid-19, a Apple e a Google vão ajudar a identificar potenciais infetados com a doença, através de um sistema de rastreio de contágio que irá integrar com as aplicações das autoridades de saúde.

Com o consentimento dos utilizadores e de forma anónima, através da conectividade por bluetooth vai ser guardado um histórico de todos os iPhones e smartphones com sistema operativo Android que estiveram próximos. Assim, sempre que alguém reportar um teste positivo, os restantes utilizadores são notificados que estiveram em contacto com uma pessoa infetada.

O serviço de saúde do Reino Unido foi um dos primeiros a anunciar que vai utilizar este sistema de rastreamento da Apple e da Google.

Gallery slideGallery slide

Apple lança sessões online Today at Apple (at Home)

A Today at Apple é uma iniciativa da Apple que permite a qualquer pessoa aprender sobre fotografia, programação, arte ou design em sessões gratuitas realizadas nas lojas da Apple em todo o mundo. Agora, estas sessões passaram a ser realizadas online.

No site que promove e divulga a agenda do Today at Apple, que mudou o nome para Today at Apple at Home, estão disponíveis tutoriais de curta duração sobre os vários temas.

Uber lança serviço de entrega de encomendas

Com a redução no transporte de passageiros, a Uber lançou em Portugal o Drop-Off, um novo serviço que permite às empresas de logística submeter pedidos para a entrega de encomendas a clientes.

Os CTT são um dos primeiros parceiros deste serviço e estão a ser avaliadas mais empresas para integrar a oferta do drop-off, como supermercados e mercearias.

Para já, os motoristas da Uber só fazem uma entrega por cada viagem, mas o objetivo é aumentar o volume com várias entregas na mesma rota.

Depois de Portugal, o serviço vai chegar brevemente a mais países.

Meituan reforça investimento em e-commerce

A Meituan, uma gigante chinesa de refeições on-demand, muito forte também noutros serviços online, está a aumentar significativamente a sua oferta.

Os utilizadores em cidades como Pequim, Xangai e Wuxi podem comprar, por exemplo, smartphones da Huawei e produtos de cosmética da Sephora e receber a encomenda num curto espaço de tempo.

Com este movimento estratégico, a empresa está a reforçar o seu posicionamento na área de e-commerce concorrendo diretamente com a JD e Alibaba.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

The We Company: is real estate a disruptable industry?
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.