
Amazon abre clínicas para colaboradores
Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL Lisboa
Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
Amazon abre clínicas para colaboradores
A Amazon vai abrir 20 clínicas médicas, estrategicamente localizadas perto dos armazéns da empresa, uma vez que se destinam aos colaboradores e familiares.
As clínicas estão focadas nos cuidados de saúde primários e vão ser geridas pela Crossover Health, que disponibiliza serviços de saúde para empresas.
Inicialmente, este programa piloto vai ser lançado em 5 cidades nos Estados Unidos (Phoenix, Louisville, Detroit, San Bernardino-Moreno Valley e Dallas-Fort Worth), mas o objetivo é que venha a abranger mais cidades já no próximo ano.
Para a Amazon, esta é uma forma de poupar recursos com seguros de saúde, aprender a gerir esta área de negócio e criar uma boa experiência para os colaboradores, que é muito provável que venha depois a estender-se a todos aos seus clientes.
Google vai investir 10 mil milhões de dólares na Índia
A Google está de olhos postos na Índia, a empresa vai investir 10 mil milhões de dólares no país, durante os próximos 5 a 7 anos, através de um novo fundo a que chamou de India Digitization Fund.
O investimento destina-se a desenvolver serviços nas várias línguas faladas no país, como também a impulsionar a digitalização das empresas, a criar produtos e serviços que vão ao encontro de necessidades particulares da região, e a estimular a utilização de inteligência artificial nas indústrias da saúde, educação e agricultura.
O interesse da Google no mercado indiano é grande, e para além deste fundo, a Google comprou uma participação de 7.7% no grupo Jio Platforms, por 4,5 mil milhões de dólares. Recorde-se que também a Facebook comprou uma participação de quase 10% na Jio Platforms, uma empresa que detém a maior operadora de telecomunicações na Índia e um grande negócio de retalho online.
A Índia é sem dúvida um mercado estratégico para os GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon), com uma população de mil e 300 milhões, dos quais mais de 500 milhões têm acesso regular à Internet.
Facebook vai incluir vídeos de música com direitos
A Facebook vai passar a incluir vídeos de música licenciada depois de ter feito parcerias com editoras de música, desafiando o território do YouTube.
Com esta novidade, vão ser adicionados automaticamente vídeos de música às páginas dos artistas que ativarem esta nova opção.
A Facebook vai também criar e gerir páginas oficiais de artistas que vão estar acessíveis para os fãs através do Facebook Watch e também numa nova área própria no Facebook para vídeos de música.
Os Estados Unidos vão ser o primeiro país a receber esta novidade.
Tesla permite reserva da Cybertruck na China
Já é possível fazer reservas na China para a compra da pickup elétrica Cybertruck da Tesla, o que vai permitir à empresa ter uma perceção da procura por este novo modelo futurista no segundo maior mercado do mundo de pickups.
A reserva pode ser feita com um depósito de 141 dólares, um valor ligeiramente acima dos 100 dólares nos Estados Unidos.
A Cybertruck tem um preço base de 40 mil dólares.
GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.
Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).
Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.
ESTUDOS GAFAnomics®:
The We Company: is real estate a disruptable industry?
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn: A rede séria
Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL: