Scroll to top

Amazon lança serviço de streaming de videojogos

Por Patrícia Silva, Gestora de Comunicação e Marketing na FABERNOVEL Lisboa

Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Amazon lança serviço de streaming de videojogos

A Amazon lançou o Luna, um serviço de streaming que permite jogar sem precisar de uma consola.

Para já, o serviço só está disponível nos Estados Unidos, por convite, e inicialmente vai ter um custo de 5,99 dólares por mês.

A Amazon desenvolveu um comando específico para o serviço, o Luna Controller, que é diferenciador pelo facto de estar diretamente ligado à cloud e permitir jogar em vários ecrãs, incluindo PC, Mac, Fire TV, smartphones e tablets. Este comando pode também ser controlado por voz através da assistente virtual da Amazon, a Alexa.

Para além deste novo serviço, a Amazon apresentou novas colunas inteligentes Amazon Echo, incluindo a nova Echo Show 10, uma coluna, de 250 dólares, com um ecrã inteligente que gira para ficar sempre de frente para o utilizador.

Esta coluna permite aceder aos serviços de streaming de vídeo da Amazon e da Netflix ou fazer videochamadas e integra também com as câmaras de segurança conectadas da Ring, a empresa de objetos conectados que a  Amazon adquiriu em 2018, para permitir, por exemplo, ver quem está à entrada quando alguém toca à campainha.

Outra novidade apresentada pela Ring foi o Always Home Cam, um drone autoguiado que pode ser ativado para vigiar as divisões da casa e que está conectado ao sistema de alarme da Ring, e que estará disponível em 2021 com um preço de 250 dólares.

Ainda dentro da oferta de objetos conectados, a Ring apresentou também 3 novidades para os automóveis, que marcam uma nova oferta fora dos equipamentos domésticos:

  • O Ring Car Connect, uma API para os fabricantes automóveis, incluindo a Tesla, que vai permitir aos proprietários receber alertas na App da Ring sobre incidentes com o carro e aceder às gravações em vídeo captadas pelas câmaras do carro.
  • A Ring Car Cam (199,99 dólares), uma câmara interior que permite gravar interações com a polícia em operações stop, identificar tentativas de assalto e de vandalismo, e que envia automaticamente um alerta para as equipas de emergência em caso de um acidente grave.
  • E, por fim, o Ring Car Alarm (59,99 dólares), um alarme que é ligado a uma porta de diagnóstico do carro e que envia alertas para a App da Ring quando deteta um arrombamento, se alguém está a tentar rebocar o veículo ou se outro veículo atingir o carro.

O lançamento destes objetos conectados é um sinal claro da estratégia da Amazon para se posicionar como um player no mercado de casas e carros conectados.

Uber está a avaliar a compra da concorrente Free Now

A Uber está a avaliar a compra da concorrente Free Now, uma empresa de mobilidade da Daimler (dona da Mercedes) e da BMW, que inclui serviços de táxi e de motorista e também de partilha de bicicletas e trotinetes elétricas.

A Free Now operava como Mytaxi e integrou outros serviços de motorista europeus, incluindo a Kapten de França, a Hailo do Reino Unido e a Clever Taxi da Roménia.

A empresa opera em mais de 150 cidades na Europa e na América Latina e conta com uma base de mais de 41 milhões de utilizadores.

Para a Uber, a concretização desta compra, que ao que tudo indica poderá rondar os 1,4 mil milhões de dólares, é uma forma de reforçar a sua presença nestes mercados e alargar a oferta de serviços.

SpaceX apoia combate a incêndios em Washington

A SpaceX está a apoiar o combate a incêndios florestais em Washington, nos EUA, através da Starlink, a constelação de satélites que tem lançado para o Espaço para distribuir acesso à Internet em zonas rurais.

Esta ligação à internet via satélite tem permitido às equipas de emergência coordenar em que áreas é lançada água e também solicitar recursos e materiais adicionais.

Este é mais um exemplo da futura utilidade destes satélites em situações de desastres naturais e de como a SpaceX está a preparar uma enorme revolução nas telecomunicações a nível mundial.

Até agora, a empresa já lançou mais de 700 satélites para o Espaço. O objetivo é chegar aos 1.440 satélites que vão formar a primeira constelação.


Ant Financial prepara-se para entrar em bolsa

A Ant Financial, a empresa de serviços financeiros digitais da Alibaba, anunciou que vai entrar em bolsa e estima-se que possa vir a atingir uma capitalização de 200 mil milhões de dólares.

A empresa vai passar a estar cotada na bolsa de Hong Kong e também no índice Star Market da bolsa de Xangai, que é considerado o Nasdaq chinê, e que tornará mais fácil o acesso a  investidores estrangeiros.


GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

ESTUDOS GAFAnomics®:

The We Company: is real estate a disruptable industry?
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future

GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn:  A rede séria

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:

Author avatar
Patrícia Silva
Gestora de comunicação e marketing da FΛBERNOVEL. Colaborou com a Visão, SIC, Rádio Renascença e, mais recentemente, duas publicações ligadas às temáticas da Energia e Cidades Inteligentes. Licenciada em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e com uma Pós-Graduação em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Nova de Lisboa. 

Post a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

We use cookies to give you the best experience.