Destaques GAFAnomics®, as notícias mais relevantes das empresas que lideram a nova economia, partilhadas pela equipa da FABERNOVEL.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
A Tesla voltou a ser rentável. O lucro de 143 milhões de dólares, no terceiro trimestre de 2019, valorizou as ações em 17% tornando a Tesla novamente a fabricante de automóveis com maior capitalização bolsista nos EUA.
O principal motivo dos resultados foi a diminuição em 15% dos custos operacionais, em relação ao trimestre anterior.
A Tesla anunciou também que a sua fábrica em Xangai já começou os testes de produção e deve estar operacional mais cedo do que o esperado, tal como a produção do Model Y que vai começar já no verão de 2020.
A empresa estima que número de carros vendidos atinja um total entre 360 mil e 400 mil em 2019, sendo que em Portugal, já vendeu mais de 1300 automóveis.
Mark Zuckerberg disse no Congresso dos EUA que só vai avançar com a criptomoeda Libra com o consentimento dos reguladores norte-americanos.
O Facebook planeia lançar esta criptomoeda na primeira metade de 2020 com o objetivo de permitir pagamentos e transferências em todo o mundo sem custos, incluindo àqueles que não têm acesso a serviços financeiros.
Segundo Zuckerberg, se os Estados Unidos não inovarem a sua liderança financeira não vai ser garantida e recordou os congressistas que o banco central chinês já anunciou o lançamento da sua criptomoeda.
O Apple Pay tornou-se o sistema de pagamentos móveis líder, nos EUA, com 27,7 milhões de utilizadores em 2018 e é esperado que ultrapasse os 30 milhões de utilizadores até ao final de 2019.
A Apple tem vindo a criar fortes argumentos para acelerar esta adesão, sobretudo através do Apple Card, lançado em agosto nos EUA.
O Apple Card é um cartão de crédito, sem comissões e com um cashback diário em todas as compras, integrado com a aplicação Apple Wallet onde é possível acompanhar todas as transações e valores de cashback associados.
A Uber continua a aumentar o número de opções de mobilidade na sua plataforma. Desta vez será em Paris, através de uma parceria com a startup francesa CityScoot que vai permitir aos seus clientes utilizar motos elétricas.
Além de reservar um motorista, a App já oferece, em Paris, bicicletas e trotinetes elétricas e está também a ser avaliada a integração de informações sobre transportes públicos.
Já não restam dúvidas de que a Uber se está a posicionar como uma Super App de mobilidade, a nível global.
A startup fintech britânica Revolut está a preparar a entrada nos Estados Unidos a concretizar-se ainda em 2019, através de uma parceria com a Mastercard.
A parceria vai permitir à Revolut a emissão de cartões em todos os mercados onde a Mastercard opera, incluindo na Ásia-Pacífico e América Latina.
Esta expansão é um movimento estratégico para concretizar o objetivo de, pelo menos, duplicar o número global de clientes, que atualmente são 8 milhões em todo o mundo.
A empresa está em rápido crescimento, adicionando entre 800 e 900 mil novos utilizadores por mês. Em Portugal, tem já uma base de 300 mil clientes.
A TikTok, uma App chinesa para a partilha de vídeos, lançou o EduTok, um novo programa de e-learning na Índia, num formato de aulas on-demand de curta duração.
A plataforma inclui conteúdos criados por startups edtech indianas, como a Vedantu, a Toppr e a Made Easy.
A TikTok percebeu o “apetite” por este tipo de conteúdos depois de ter desafiado, em junho, os utilizadores a partilhar vídeos educativos e de estes terem atingido mais de 46 mil milhões de visualizações.
O investimento em Edtech torna a TikTok uma plataforma mais relevante para os seus 200 milhões de utilizadores na Índia, potenciando um maior envolvimento e fidelização.
GAFAnomics® [ga-fɑː-nom-iks], substantivo: Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.
Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).
Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.
Slack, the future workplace
WeChat: The shape of the connected China
TESLA: Uploading the Future
GAFAnomics: Nova Economia, Novas Regras
GAFAnomics: 4 super poderes, na Network Economy
UBER: O vírus dos transportes
Amazon: O império escondido
Facebook: A startup perfeita
LinkedIn: A rede séria
Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ?
Contacte a FABERNOVEL:
Revolut permite pagar com um sorriso | Meta transforma o assistente de AI num porta-chaves
A Luffu Link monitoriza atividade, sono e saúde cardíaca, sem ecrã e sem exigir um…
Alibaba apresenta o seu chip de AI mais potente | Google leva o Android e…
O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.
Amazon transforma a Alexa numa assistente proativa | Apple volta a subir o preço do…
A Viz.ai é uma empresa de tecnologia de saúde que usa inteligência artificial para detetar…